Efemérides vimaranenses: 24 de Dezembro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1679 — À uma hora da madrugada faleceu Jerónimo Pinheiro da Silva, natural desta vila, filho legítimo de João Pinheiro, natural de S. João de Ponte, e de Catarina Ferreira, neto paterno de Marcos Gonçalves e de Isabel Gonçalves, e materno de João Fernandes e de Ana Ferreira, bisneto materno de Bartolomeu Fernandes e de Maria Fernandes. Foi o 9.º possuidor da dignidade de cónego arcipreste de Guimarães, tendo sido provido coadjutor de António Meira Peixoto, de que tomou posse a 12 de Novembro de 1674 e principiou a vencer em 20 de Maio de 1676, dois depois da morte do seu coadjuvado em que não residiu, sucedeu-lhe na dignidade o cónego Pedro Vieira da Maia.
1776 — O Cardeal da Cunha sentenceia a Bula de Pio VI, de 20 de Junho de 1775, que concedeu um subsídio de 100 mil cruzados, anual, tirado dos benefícios eclesiásticos de todo o Portugal, para sustento dos jesuítas expulsos; os benefícios da nossa Colegiada foram lotados em 13:169$341 réis, e ficou obrigada a contribuir anualmente com 1:068$026 réis, em 2 pagamentos iguais, pelo S. João e Natal, desde 1 de Janeiro em diante.
1820 — Reúnem nos paços do concelho da cidade do Porto os eleitores das comarcas da província do Minho, para a formação dos deputados às cortes, os quais elegem para a presidência da sua junta o vimaranense e desembargador dr. Luís António Branco Bernardes de Carvalho, eleitor da comarca de Guimarães. Os eleitores da comarca de Guimarães que apresentaram as suas cartas de nomeação, foram: o já mencionado desembargador, dr. Manuel de Freitas Costa; dr. João António de Castro Sampaio; dr. Rodrigo de Sousa Machado; abade de Travassós; dr. José Gonçalves da Silva; abade de Santa Maria dos Anjos; Bernardo Teixeira Falcão de Andrade; capitão-mor de Celorico de Basto; Joaquim da Costa Teixeira Ribeiro; dr. Francisco Barroso Pereira; dr. Inácio Ferreira Alves Costa; João Machado de Melo Pinheiro Figueira; dr. Francisco Xavier Leite Pereira Lobo; padre António dos Santos Leal, abade de Quinchães; padre Manuel José Mendes Vilaça, abade de Santa Maria de Moure, Tomé Luís Felgueiras, cónego tesoureiro-mor de Guimarães e Domingos Cardoso de Macedo, capitão-mor de Guimarães.
1828 — José António de Oliveira Leite de Barros (o célebre Conde de Basto), do conselho de Estado, ministro secretário de estado dos negócios do reino, encarregado da secretaria de estado dos negócios da marinha e ultramar, e da secretaria da sereníssima casa e estado do infantado, comendador das comendas de S. Nicolau dos Vales, da Ordem de Cristo e da de Torre e Espada, alcaide-mor do castelo de Guimarães, senhor donatário do concelho de Roças, padroeiro do hospício dos Capuchinhos em Bastos, condecorado com as medalhas de Vila Franca, da restauração e guerra peninsular, etc, (safa!, etc.) passa procuração, estando em Lisboa, a Bernardo Correia de Morais e Castro (depois 1º Conde de Azenha), para receber na igreja por sua mulher a D. Catarina Correia Leite de Morais Almada Machado, irmã do dito procurador e filha dos 1os. Viscondes de Azenha. Devia ser um casamento engraçado. Ele tinha licença régia para este casamento, e em 31 de Outubro de 1831 o vigário capitular de Braga concedeu licença para qualquer sacerdote os receber no oratório particular. F.
1841 — Morreu na cidade de Lamego Luís Navarro de Andrade, arcediago da Sé da mesma e natural desta vila. P. L.
1901 — Alvará aprovando os estatutos da nova associação de classe dos Empregados de Comércio.
1904 — Às 11 horas da manhã, na administração do concelho, realizou-se o casamento civil (o 1º nesta cidade) de Matias dos Santos Guimarães, solteiro, pintor, de 20 anos, desta cidade e concelho, filho do pintor José Matias dos Santos (que há pouco tempo abraçara o protestantismo), também desta cidade, com Maria de Nazaré Savedra, solteira, serviçal, de 19 anos, natural de Penajoia do concelho de Lamego. Resultado: ela, passado pouco tempo, foi infiel ao marido, ele retirou-se para fora de Guimarães, e ela aqui ficou amancebada com um homem casado.
1915 — Por causa dos acontecimentos do Pevidém, declara-se, em Guimarães, a greve geral. - "O Século" - Vide. 23-XI e 13-XII-1915.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home