Efemérides vimaranenses: 23 de Dezembro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1452 — Sentença de El-rei D. Afonso V, dada em Santarém, não excluindo dos serviços das fontes e outros encargos do concelho os lavradores reguengueiros. Foi porque os da freguesia de Travassós não queriam ajudar a correger um cano de água da vila. Pergº nº 57 da C. M.
1717 — Falece em Coimbra e jaz na sé da mesma o seu Bispo D. António de Vasconcelos e Sousa, que havia sido D. Prior de Guimarães e Bispo de Lamego. Era filho 4.º de João Rodrigues de Vasconcelos de Sousa, 2.º conde de Castel Melhor, e de sua mulher D. Mariana de Lencastre. Além das três dignidades mencionadas, foi Deão da sé de Lisboa, deputado do Sqnto Ofício nas Inquisições de Lisboa e Coimbra com exercício e sumilher da cortina de el-Rei D. Pedro II.
1807 — Aviso da secretaria dos negócios do reino, ao corregedor, para que, de ordem do general do exército espanhol, obedeça ao dito general, a cuja disposição ficavam não só os armazéns de fornecimento do exército que existissem na comarca, mas também as percepções das sisas, décimas e mais direitos dela desde 1 do corrente mês, as quais deveriam ser remetidas com brevidade à caixa militar do exército espanhol na cidade do Porto.
1846 — " Entrou nesta vila o brigadeiro miguelista Miguel Leite, com alguns voluntários de el-Rei, o qual vinha das partes da Senhora do Porto. Também vinha outra força realista que vinha de Margaride. À noite entrou outra força que vinha da Senhora do Porto. Toda esta força era da que tinha fugido de Braga no dia 20, e vinha com ela o general Macdonel. Foi toda aboletada, e seriam 600 homens, sendo alguns 100 oficiais. O general Macdonel foi para o Arco. Também chegou o loco-tenente do snr. D. Miguel (ex-lente de Coimbra, o bandido) o qual foi abotelado para casa dos Brancos e mais outro figuro. O Figuro era o Conde de Almada, homem inteiramente inerte". P. L.
1894 — Às 11 horas da manhã, vindo de Lisboa, chegou com esposa e filhos, passar o Natal com o sogro, o ministro das obras públicas, conselheiro Artur Alberto de Campos Henriques, retirou no dia 26 às 3 da tarde.
1897 — Decreto nomeando 2.º lente substituto da faculdade de filosofia, da Universidade de Coimbra o nosso Doutor Álvaro José da Silva Basto, de que tomou posse por procuração a 29 deste mês e ano.
1918 — Por ordem da Junta Militar do Porto seguiram para lá 210 praças de infantaria 20 devidamente armadas e municiadas, na estação de Vila Flor multidão deu vivas à Pátria, ao Exército e à Junta Militar do Porto.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home