Efemérides vimaranenses: 23 de Dezembro
A Oliveira, numa estereoscopia de 1858.
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1623 — Em vereação foi mandado autenticar os documentos copiados no Tombo, os que estavam por autenticar pelo Juiz de fora e 2 tabeliães conforme ordenava a Provisão de 30 de Outubro de 1615.
1625 — Neste dia, ou até às 9 horas da manhã do dia seguinte, faleceu o cónego Gaspar Estaço (de Brito) natural de Évora. Escreveu "Varias antiguidades de Portugal" em que relata casos e coisa de Guimarães sua terra adoptiva.
1693 — Neste dia 23 de Dezembro de 1693, e não no de 1681 como dia o Padre Caldas no 1.º vol. do "Guimarães", morreu no convento de S. Bento de Lisboa o ilustre vimaranense frei Rafael de Jesus, monge beneditino, D. Abade em alguns mosteiros da sua ordem, orador muito distinto e cronista-mor do reino.
1698 — Carta régia remetendo ao Corregedor de Guimarães a lei de 15 de Novembro de 1698 sobre a forma de fazer os vestidos, lutos, funerais, coches e liteiras.
1782 — O Lugar-tenente do D. Prior e o Cabido aceita o legado de 1:600$000 réis deixado pelo cónego arcipreste Inácio de Carvalho da Cunha para arderem perpetuamente duas velas de cera diante a imagem de Nossa Senhora da Oliveira.
1789 — A Câmara, atendendo a ser da sua inspecção "as calçadas desta vila inter muros e extra muros, e uma delas é aquela que sai da Ponte de Ssnta Luzia para a Conceição que o Dr. Juiz de fora mudou, abreviando a mesma com que daqui em diante se faz menos despesa na calçada dela, e pela utilidade do prospecto com que ela aformoseia a entrada desta vila que não tinha alguma boa, e fica das melhores deste Reino, o que se não pode efectuar somente com os donativos que o dito ministro zelosamente tem conseguido da Nobreza e Povo que muito aplaude", deliberou dar para o referido 120$000 réis.
1809 — Tem esta data um recibo passado em Penafiel, de o Dr. Juiz de fora de Guimarães ter entregue duas peças de artilharia volante, de calibre três, com os seus reparos e com os seguintes aprestes pertencentes às mesmas: bolsas de couro, duas; suspensórios, dois; tirantes, seis; caixas para esporetas, com suas dedeiras, duas; facas flamengadas, duas; diamantes, dois; soquetes, dois; enxarras, duas; bota fogos, dois; cunhetes, com cinco lanternetas, dois.
1861 — Principia a construir-se a estrada real nº 25, das Taipas a Braga.
1875 — É transplantada dentro de um circuito de pedra, no meio do tanque da praça de Nossa Senhora da Oliveira, a oliveira que estava num plinto octógono no centro do mesmo largo
1894 — Na noite deste dia 23 para o seguinte os ladrões arrombaram a igreja paroquial de S. Vicente de Oleiros, levando os brincos de Nossa Senhora das Dores e 500 réis em dinheiro. A autoridade administrativa, por ordem superior, para evitar os sucessivos roubos que há tempos se davam, oficiou aos párocos de diferentes freguesias do concelho, recomendando-lhes que de acordo com as mesas das diversas irmandades, tratassem de retirar das igrejas e por em lugar seguro os paramentos, alfaias, vasos sagrados de objecto e valor, sendo também ordenado aos regedores (todos) das freguesias, que prendessem quaisquer indivíduos que se lhe tornasse suspeitos, remetendo-os à administração para se proceder a averiguações.
1901 — Houve um nevoeiro tão cerrado que não se conheciam as pessoas a
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home