Efemérides vimaranenses: 19 de Dezembro
O Grande Hotel do Toural
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1572 — O convento
1747 — O Arcebispo de Braga D. José de Bragança, consagra 32 pedras de ara na igreja de Sta. Clara.
1840 — "De manhã, principiou a tocar a rebate na torre da igreja de S. Miguel nos subúrbios desta vila, por se ter dado fé de ter sido roubada a igreja. Pegou toda a polícia da freguesia em armas, deram-se buscas; porém não se puderam descobrir os ladrões. Os objectos roubados foram o vaso (de pouco valor) em que estavam as sagradas fórmulas, lançando-as pelo altar, algumas toalhas, cera e outras coisas de pouco valor. Eis o estado de desmoralização a que chegamos, que por um furto tão insignificante, vai-se cometer um dos maiores desacatos". P. L.
1850 — Por acórdão da Relação do Porto foi despromovido Manuel "o Sargento", ourives, do lugar de Grizel, de Fermentões, por ter comprado as pratas que em 19 de Abril de 1848 foram roubadas da igreja de Santa Leocádia de Briteiros e por ser costumado a comprar iguais roubos.
1852 — Vinda de Coimbra e Porto, deu o seu 1º espectáculo, em circo ad hoc, uma companhia de cavalinhos sob a direcção de Bontemp & Ca., tocando a banda de caçadores 7, houve grande concorrência e agradou o trabalho.
1855 — A Câmara de Guimarães manda à história do seu Brasão à Câmara de Lisboa.
1864 — Faleceu no beatério de Nossa Senhora das Mercês, Trinas, e foi sepultada a 21 no Campo Santo a velhinha Rosa Maria do Sacramento, cujo viver modesto e penitente lhe dava entre o povo reputação de predestinada, venerando-lhe a sepultura por alguns anos com flores, luz de azeite de dia e noite, e muita cera para de dia arder, até que foi impedido pela autoridade eclesiástica.
1896 — Sábado - Realizou-se no salão da associação artística uma reunião dos depositantes do Banco de Guimarães, para resolver o que melhor conviesse aos seus interesses. Reuniram
1901 — Houve no Grande Hotel do Toural, uma jantar oferecido a António
1905 — Tomou posse do lugar de desembargador da Relação do Porto, o vimaranense dr. Eduardo Martins da Costa, que para ali foi transferido da Relação dos Açores.
1915 — Na noite de ontem 19 para hoje 20, os gatunos entraram por meio de chave falsa, arrombando também uma porta interior, na igreja de S. Romão de Mesão Frio, roubando umas 20 toalhas de linho, duas alvas e umas 11 velas de cera, estas pertencentes à irmandade de N. Sra. do Rosário erecta na mesma igreja.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home