Efemérides vimaranenses: 17 de Dezembro
O Tanque do Carmo
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1451 — Afonso Vasques Peixoto, fidalgo da casa de El-rei, institui o morgado de Sezim. Nesta casa entrou depois a Varonia de Freitas, que procede de Martim de Freitas, que nela parece estar representado, por dizer no seu testamento queria ser enterrado na capela de S. Brás, pertença desse morgado, na Colegiada de Guimarães. Ignora-se o motivo porque esta disposição não se cumpriu, pois que Martim de Freitas está sepultado na capela de S. Geraldo, na Sé de Braga.
1678 — Ordem de Pedro Sanches Farinha, em Lisboa, dirigida ao Corregedor de Guimarães, recomendando a plantação de amoreiras.
1734 — Carta
1736 — As freiras
1783 — Breve de Pio VI concedendo ao Cabido da Colegiada a faculdade de recitar o ofício e celebrar missa conforme o calendário dos Cónegos Regulares da Congregação de Santa Cruz de Coimbra.
1873 — Na noite de hoje para amanhã o administrador do concelho com uma força de tropa cercou a casa da morada do recebedor do concelho,
1874 — A câmara municipal anunciou abrir concurso até o dia 31 deste mês para contratar por 20 anos a iluminação da cidade por meio de gás extraído dos resíduos de petróleo, tomando para a iluminação pública 200 bicos, sendo o preço máximo de cada candeeiro 18$000 réis e o de gás para consumo de particulares não excederia a 250 réis o metro cúbico.
1883 — Houve uma numerosa reunião (foi a 2ª) nas salas da Biblioteca da
1885 — É datada deste dia a mensagem de 193 vimaranenses, residentes no Porto, aplaudindo a câmara e o
1890 — Foi arrematada a obra da mudança do tanque do largo do Carmo para a rua Nova de Santo António. Este tanque em 1927 foi mudado para mais abaixo, sul, e fizeram-lhe de novo, mas muito diferente, a cruz que em cima a coroa de armas.
1919 — Um bando de arruaceiros (?) de madrugada percorreram de automóvel algumas ruas dando tiros e lançando bombas, principalmente nas imediações do quartel militar e atirando pedras ao telhado do mesmo, pondo em sobressalto os habitantes da cidade.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home