Efemérides vimaranenses: 14 de Dezembro
D. Carlota Joaquina
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1470 — Fernão Martins de Freitas, escudeiro, morador na quinta de Riba d'Ave, vende por 3 mil reais brancos, metade dumas casas na Judiaria, a Mosé de Lamego, judeu, que confrontavam com casas de judeus e com a viela que ia para o forno de Rui de Castro.
1829 — A Imperatriz Rainha D. Carlota Joaquina faz mercê a João de Vasconcelos Ataíde de Sousa e Meneses, fidalgo cavaleiro da
1833 — Vindo de Braga chegou a esta vila D. Leonardo, bispo de Pinhel, e o general da província Raimundo José Pinheiro que veio acompanhar o bispo que ia para a sua diocese. No dia seguinte foram ambos à Colegiada (tocando-se um repique à entrada e outro à saída) (sic) rezar a Nossa Senhora da Oliveira e ver a casa capitular e o tesouro. O bispo seguiu para Pinhel e o general voltou para Braga. Dizia-se que o motivo do bispo sair de Braga nesta ocasião e ir para o seu bispado, era por o vigário capitular de Braga querer que ele desse ordens àqueles Padres que tinham pegado em armas. P.L.
1834 — Uma companhia espanhola dá espectáculo de cavalinhos no convento
1846 — Na noite deste dia cessou de haver iluminação nesta vila, por ter acabado o contrato do arrematante e a câmara não querer continuar com iluminação da mesma. P.L.
1866 —
1879 — - Domingo - Saiu pela 1ª vez um novo jornal, em formato pequeno, impresso na rua do Espírito Santo nº 17 e 19. Intitulou-se "O Formigueiro" jornal satírico burlesco. Prometia ser semanal e ser o cabrion do padre devasso e corrupto, bem como o honroso Panteão do que tivesse por divisa a Caridade, etc. Suspendeu em Agosto de 1882. O proprietário António Xavier, "o Cabeça Falante" por ter a cabeça muito grande, era tipógrafo e lisboeta, e de má moralidade. Algumas vezes aqui lhe chegaram a roupa ao pêlo, até que se espantou.
1884 — É inaugurado o salão-teatro do novo edifício da Associação Artística Vimaranense com a opereta em 3 actos "Três Casamentos na Aldeia", representada por curiosos vimaranenses, sendo recitada no intervalo do 2.º acto uma poesia pelo empregado comercial Albano Ribeiro Belino.
1884 — Reúne pela 1ª vez a comissão de 8 senhoras nomeada pela
1892 — Em Câmara foi arrematado por proposta em carta fechada, as seguintes partes da velha igreja de S. Sebastião que ia demolir-se: 3 sacristias da paróquia, da cera e da irmandade de S. Sebastião por 33$000 réis e a sanefa do arco cruzeiro por 23$600 réis.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home