Efemérides vimaranenses: 9 de Dezembro
João Franco Castelo Branco (desenho sobre papel de Abel Cardoso)
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1427 — Carta de el-rei D. João I,
1594 — O provisor e vigário geral de Braga aprova os estatutos que os estudantes oficiais da confraria de Nossa Senhora da Consolação estabelecida na sua capela do Campo da Feira, fundada por Duarte Sodré, fizeram para a erigir em irmandade a fim de nela puderem entrar todas as pessoas, excepto as de condição vil, cuja confraria até então era exclusiva deles estudantes.
1613 — Carta régia (está cópia no arquivo da Câmara) dirigida ao Arcebispo de Braga, sobre a leva de gente para a Índia, para que a ordene que se façam na cidade de Braga e nas comarcas de Guimarães e de Viana e mais lugares da sua jurisdição até 150 homens, a maior parte gente nobre e particular e outra de idade que possam usar da arma de mosquete.
1799 — Nasce o 1.º conde de Arrochela, Nicolau de Arrochela Vieira de Almeida Sodré Laborão de Morais e Castro Pimentel, bacharel em direito, par do reino e senhor dos morgados de Arrochela, Paço e Ameixoeira, Santa Catarina e Nossa Senhora do Populo; faleceu
1834 — O deputado José Fortunato Ferreira de Castro, vimaranense, em sessão da respectiva câmara, mandou para a mesa uma representação da câmara constitucional de Guimarães, pedindo providências sobre expostos, e a casa dos extintos monges de S. Jerónimo junta a esta vila para estabelecimento dos mesmos expostos. Expôs as razões em que se fundava a câmara e as reforçou com outras de novo; sendo mandada a representação às comissões de fazenda e de administração pública.
1845 — "Saíram os Estudantes com um carro com Minerva (não tinha saído no dia de S. Nicolau por causa da chuva) e outras figuras, indo adiante uma dança de 8 pares, vestidos à chinesa, todos mascarados, tocando uma música instrumental. O carro e as figuras iam muito asseadas. Também saiu outra dança de Pescadores, sendo composta também de Estudantes mascarados e levando também outra música de instrumental". P.L.
1857 — Principia a construir-se a estrada de Vila Nova de Famalicão a Guimarães.
1885 — À noite, o Conde de Margaride deu uma luzida soirée em honra do seu hóspede Franco Castelo Branco.
1885 — No comboio das 2 horas da tarde foi a Vizela visitar o estabelecimento termal o nosso deputado João Franco Castelo Branco, sendo-lhe oferecido um jantar no hotel "Cruzeiro do Sul", em Vizela, pelo vimaranense Francisco (Agra)
1885 — A Câmara delibera, em sessão, representar ao Governo para que consiga das Cortes a anexação deste concelho ao distrito do Porto.
1891 — São abertas as aulas do Seminário, havendo ao meio-dia foguetes e uma banda de música. À noite houve marcha "aux flambeaux" feita pelos estudantes e uma banda de música, percorrendo as ruas levantando clamorosos vivas em frente das casas dos cónegos professores, D. Prior, Conde de Margaride,
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home