Efemérides vimaranenses: 5 de Dezembro
A igreja da Oliveira, numa gravura antiga. A Capela de S. Nicolau situava-se do lado esquerdo, em plano recuado.
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1620 — A Câmara apresentou ao Licenciado
1692 — Tendo os confrades de S. Nicolau obtido despacho do D. Prior para instalarem irmandade e fazerem a festa do seu orago, e, estando principiadas as vésperas solenes, findo o 1.º salmo os confrades e os novos irmãos levantaram a cruz da nova irmandade; tal solenidade e levantamento foi logo interrompido pelo cónego
1804 — Em vereação é posto em hasta pública a obra de pedraria para conserto da casa da câmara, por se achar em termos de ruína; por ainda os pedreiros não darem lanços, ficou por arrematar.
1822 — É colocado na torre da Colegiada o sino novo chamado de Nossa Senhora, com o peso de 75 arrobas.
1825 — "São presos alguns estudantes por andarem com as caras pintadas. No dia seguinte pegaram em armas alguns milicianos para prenderem todo aquele que andasse mascarado. Os estudantes que andaram com as caras pintadas foi por haver tolerância do Corregedor a que o Juiz de Fora se opôs, mandando-os prender. Estas ordens indispuseram a maior parte dos habitantes contra os motores de tais medidas. No dia seguinte apareceram imensos pasquins". P.L. - Vide 18 deste mês e ano -
1828 — Neste dia e no seguinte saíram mascarados os estudantes como nos tempos remotos costumavam andar, deixando alguns anos de andar por lhe vedar alguns ministros. P.L.
1837 — Pela 1.ª vez que os estudantes saíram com cavalhadas. Eram no dia 6 à noite.
1845 — "Véspera de S. Nicolau - Saiu logo de manhã uma exibição arremedando os Engenheiros das Estradas, por várias ruas da vila, e tendo-se recolhido os Estudantes de fazer a exibição, mandou o administrador proibir as máscaras por um Edital, o qual foi tirado logo por os Estudantes irem pedir ao administrador para que tolerasse o saírem com mascaras, o qual anuiu, uma vez que apresentassem por escrito uma declaração dos empregados das estradas pela qual se mostrasse que se não achavam ofendidos". P.L.
1846 — "Saíram os Estudantes com o seu Bando conforme o antiquíssimo costume, sendo brilhante pelas muitas figuras que levava, como Minerva, Vénus, a Fama, etc., todas ricamente vestidas. Apesar dos acontecimentos políticos que tinham havido
1847 — Sai pela 1.ª vez impresso o Bando dos estudantes.
1856 — Não obstante chover todo este dia, os estudantes saíram com o seu pregão, e só se recolheram das 9 horas da noite.
1862 — O Bando foi feito pelo José (Fatinho) Ferreira Mendes de Abreu e recitado pelo (Menino de Ouro)
1863 — Bando dos Estudantes feito pelo José "Fatinho" Ferreira Mendes de Abreu. Saiu outro Bando em gosto chulo, que desafiou a gargalhada. À noite cavalhadas, algumas engraçadas.
1867 — O Bando, feito por José Felgueiras e recitado por seu irmão Nicolau Máximo Felgueiras.
1875 — Foi arrancado o tronco que restava da Oliveira, que o
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home