Efemérides vimaranenses: 8 de Dezembro
A Colegiada da Oliveira
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1645 — O D. Prior, cónegos e beneficiados da Colegiada - "assentamos e determinamos de uniforme consentimento de todos, que nesta Real Colegiada juremos e prometamos de aceitar e defender a opinião de como a Virgem Sagrada foi concebida sem mácula de pecado original, porque dela foi preservada dantes por Deus Nosso Senhor que a escolheu para Mãe sua. E se para tão soberano estado importava ser cheia de todas as graças, virtudes e privilégios, como lhe denunciou o Anjo, não era bem lhe faltasse esta da sua imaculada Concepção. Pelo que assim o juramos aos santos evangelhos de o defender e confessar até morte. Queremos e estabelecemos, que daqui em diante não seja admitido nem recebido D. Prior, nem Dignidade e Cónegos, nem outros Prebendados ou Beneficiados nesta Colegiada sem que primeiro façam este juramento e prometam defendam defender a dita opinião. Em fé do que mandamos fazer este assento que assinámos dizendo todos em alta voz: - Louvada seja a Virgem
1703 — Provisão ordenando ao corregedor mande que prontamente façam montarias na comarca dos lobos, para assim aumentar a criação de gados e cavalos.
1715 — Desde hoje até 20 deste mês, entraram no hospital da Misericórdia 3 pessoas com bexigas e uma com febre de pintas; morreu esta e uma daquelas. No livro de registo, nesta época, só desde
1755 — Os frades Capuchos receberam 48$000 réis de 10 sermões de Preces que pregaram na Colegiada por causa do terramoto.
1826 — Vieram da fábrica
1841 — "Esta noite houve aqui um pequeno fogo, pegado de propósito por um sujeito, por se ter agoniado com o dono da casa. Roubaram também esta noite uma vendeira no Campo da Feira: prenderam-na na cama, taparam-lhe a boca com trapos e lhe levaram as peças de ouro que tinha e o dinheiro do vinho. Nas freguesias do termo dormem agora todas as noites dois homens ao pé dos sinos para tocarem logo que sintam ladrões". Correspondência de Guimarães, datada deste dia e publicada no "Periódico dos Pobres" no Porto.
1862 — Às 8 horas da noite, na rua do Cano de Cima, foi assassinado traiçoeiramente com uma estocada no coração
1867 — Dá o seu 1.º espectáculo uma companhia equestre.
1877 — Instalação da escola de instrução primária para meninas, filhas dos confrades da irmandade de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos, regida por irmãs hospitaleiras, no edifício do asilo da Mendicidade.
1878 — É a estreia da "Sociedade Dramática Thalia" debutando com o drama "A Batalha do Buçaco". Esta sociedade, era constituída por alguns artistas vimaranenses, que estavam na era da sua mocidade, e foi organizada por J. M. dos Reis, chefe telegrafista em exercício na estação telégrafo-postal desta cidade, o qual ficou sendo director da mesma sociedade.
1881 — 1.ª Assembleia geral dos instaladores da
1885 — A
1928 — De manhã, inauguração solene do Busto do falecido Simão
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home