Efemérides vimaranenses: 20 de Dezembro
O Chafariz da Oliveira
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1392 — 2ª feira - João Garcia, pedreiro, mestre da obra da igreja de Santa Maria, estando na crasta da mesma igreja, recebeu
1402 — El-Rei D. João I, por carta escrita em Santarém, ordena ao corregedor de Entre Douro e Minho e aos juízes de Guimarães, não consintam que os rendeiros nem justiças abram de noite as portas das casas dos cónegos nem busquem os seus domicílios. Isto foi porque "O Cabido, Cónegos e Clero do Coro da Igreja de Santa Maria de Guimarães enviou dizer a El-Rei que em a dita vila foi publicada uma ordenação real em a qual é conteúdo entre outras coisas, que os Clérigos não tenham daqui em diante barregãs manteúdas, sob certas penas em a dita ordenação conteúdas, que são postas às ditas barregãs e mancebas se o contrário fizerem. E que eles obedecendo ao nosso Mandado partiram de si aquelas mulheres, que tinham em suas casas", etc. etc.
1656 — O Juiz de fora e vereadores tendo por certa a notícia, vinda por vários avisos, de que falecera el-rei D. João IV, deliberam que os oficiais da Câmara se vistam de luto na forma do estilo e costume em semelhantes ocasiões e na forma da ordem que viesse á Câmara.
1798 — O Cabido delibera estudar o projecto da obra que o D. Prior queria mandar fazer, de substituir por bancos as cadeiras da capela-mor da Colegiada.
1839 — Dissolveu-se a Sociedade Patriótica Vimaranense.
1846 — Houve um motim nos quartéis desta vila, feito pelos voluntários de El-rei por já lhe deverem bastantes dias de pré. A maior parte dos oficiais fugiu, podendo alguns a muito custo fazer com que sossegassem, prometendo-lhe o pagar-lhe o pré, que se lhe estava devendo, dando-lhe 6 dias dos muitos que lhe estavam defendo, sendo aplicados para este pagamento uns 600$000 réis que a Câmara tinha recebido dos arrematantes da carne, e que eram aplicados para os expostos. P. L.
1850 — É anunciado o concurso por 3 meses para construção da estrada do Porto a Guimarães, tendo esta data as condições.
1888 — Decreto concedendo que as 12 senhoras recolhidas, pobres e algumas sem família, que à data da supressão do convento das Capuchas, desta cidade, se achavam nele recolhidas, e só elas, ali continuem permanecendo, provisoriamente, enquanto o Governo o tiver por conveniente, conservando-se-lhes o uso de todos os bens móveis, de que ficavam sendo depositárias.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home