Efemérides vimaranenses: 19 de Dezembro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1679 — A Misericórdia recebeu 80$000 réis pelo aluguer do seu edifício em que funcionou a casa da câmara e casa das audiências, vencidas desde 3 de Novembro de 1674 até ao mês de Novembro último.
1756 — Em sessão de mesa da real irmandade de Nossa Senhora da Oliveira, propondo o tesoureiro Domingos Gonçalves o Leiras que estava notificado por ordem do dr. Corregedor da comarca para fazer escritura de 950$253 réis que se achavam em ser, por ordem vinda do chanceler e governador das justiças do Porto ao dito ministro, para se dar a dita quantia a Francisco de Sousa Cirne Madureira da mesma cidade, a fim de entrar na Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, na forma das reais ordens: a mesa e irmandade ordenaram se desse a tal quantia e dela se fizesse escritura na forma das referidas reais ordens.
1807 — Na feira deste dia vendeu-se o milhão a 480 réis, a maior parte, e o centeio a 800 réis, sendo passada na câmara certidão destes preços, a fim de se regular o valor do pão embargado para o assento da tropa que ontem, 18, entrara nesta vila.
1807 — Aviso régio ao D. Prior, mandando suspender a remessa das pratas da Colegiada para os depositados determinados conforme os avisos régios de 19 e 31 de Outubro deste ano e menos dos ditos depósitos para a casa da moeda.
1826 — O juiz de fora, servindo de corregedor, manda ao juiz vereador o edital da Intendência de Lisboa de 12 deste mês e ano, para que o faça cumprir, proibindo reuniões e discussões de partidos.
1834 — Nasce o bacharel Clemente José de Melo, que publicou algumas obras e sermões.
1840 — Decreto nomeando coronel do batalhão nacional de caçadores de Guimarães o Barão de Vila Pouca e por Portaria de 21 deste mês e ano e mandado que em conformidade com o disposto no decreto de 13 deste mesmo mês e ano se proceda sem perda de tempo à organização de um batalhão nacional de caçadores em Guimarães, com o mesmo uniforme de caçadores de linha, com diferença de ter os extremos da gola, carcela e vistas de pano amarelo.
1875 — - Domingo - Os negociantes de ourivesaria reabrem as suas lojas, que desde 1 de Agosto deste ano fechavam nos dias santificados. - Vid. 20 de Julho de 1875.
1889 — Na igreja de Nossa Senhora da Oliveira, de manhã, estiveram depositados 3 defuntos: "Bento, o Tonto", matador de suínos, morador em Roma; a mãe de José Paulo, pintor trolha, do Serralho; e "António do Plácido", viúva do José do Plácido, taberneira no Campo da Feira.
1892 — A Câmara municipal representa contra a reforma do ministério das obras públicas na parte em que transfere para este ministério a superintendência, direcção e administração das obras e melhoramentos materiais dos municípios.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home