Efemérides vimaranenses: 16 de Dezembro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1293 — Faleceu em Lisboa D. Domingos Anes Jardo, natural do lugar de Jardo da freguesia de Belas, o qual fora cónego de Évora, conselheiro e capelão de El-rei D. Afonso III, chanceler mor do reino, D. Prior de Guimarães, bispo de Évora e de Lisboa, foi sepultado na capela do Santíssimo Sacramento, na banda do evangelho, na igreja de Santo Eloy de Lisboa de que ele fora fundador. Vide Diccionário "Portugal" vol. 3, fl. 1017.
1665 — Em vereação, compareceu João Rebelo, cabo que foi eleito para ir com bestas e carros até a Arrifana de Sousa conduzir as bagagens que levou o conde de Schomberg, e requerendo aos oficiais da Câmara, que ele fora à mesma diligência, na forma que se lhe ordenara, com risco de sua pessoa e vida, de que dera boa satisfação e trouxera tudo, assim bestas como carros que se lhe entregaram, lutando com grande dificuldade para das mãos dos ingleses, que, havendo respeito a estas razões, lhe pagassem seu trabalho, conforme ao risco com que o tivera e ao bem que obrara; foi mandado dar-lhe seis mil réis.
1690 — Provisão de El-rei D. Pedro II ordenando ao provedor de Guimarães que pelo rendimento dos novos direitos mandasse pagar 332$119 réis ao Cabido, que faltavam satisfazer-lhe para integral pagamento dos 6 mil cruzados que ele Rei lhe havia feito esmola para a construção da actual capela-mor da Colegiada.
1761 — Nasce o vimaranense frei Custódio de Faria, agostiniano, professor de línguas grega e hebraica no colégio de Coimbra, de hebraico e retórica no seminário patriarcal de Santarém e censor do Ordinário para a qualificação dos livros, etc., publicou a “Arte Nova da Língua Grega para uso do Colégio da Graça em Coimbra”.
1812 — Tendo requerido à Câmara Francisco José Ribeiro, casado com Mariana de Oliveira, moradores no terreiro de S. Francisco, à Porta da Alfândega, "que sendo possuidor dumas casas no mesmo sítio que foram incendiadas pelo inimigo não existindo delas mais que o chão" queria edificá-las de novo, como porém do lado do norte fazem um ângulo, que não só faz defeito ao edifício mas também ao «prespeto» público, cujo defeito se pode evitar, uma vez que Vossas Senhorias aprovem e permitam a execução da planta junta que o suplicante se obriga a cumprir à sua custa sem que este senado com despesa alguma, etc, obteve: "Acórdão, etc., etc. obrigando-se o suplicante por escritura pública (foi feita a 23-XII-1812) à mudança da porta da alfândega na forma do plano que apresenta debaixo das vistas do procurador desta câmara concedem a licença pedida
1833 — Por mandado do Cabido, em cumprimento da ordem régia de 24 de Agosto último, foi entregue em Santarém a quantia de 5:719$050 réis que a Fábrica da Colegiada tinha em cofre, do alcançado por Bula Apostólica para as obras da igreja, para as despesas do exército.
1839 — O arcipreste do julgado eclesiástico, João Bernardo de Abreu Vieira, mandou em circular aos párocos, que lhe enviassem uma relação de todos os clérigos seus paroquianos e dos que actualmente existiam em sua paróquias, aos quais intimariam que no prazo de 8 dias depois de intimados apresentassem seus documentos a ele arcipreste, a fim de ver se estavam legais, segundo o determinado pelo Ordinário.
1885 — A colónia vimaranense do Porto celebra uma reunião em que resolve enviar à Câmara de Guimarães uma mensagem de adesão e louvor; e a encarrega uma comissão escolhida entre os seus mais distintos membros de lha entregar, o que teve lugar a 26 do corrente mês.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home