Efemérides vimaranenses: 12 de Dezembro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1358 — Por carta régia dada em Santarém foram confirmados e outorgados aos moradores do Couto de Lanhas (hoje incorporado na freguesia de Santa Maria de Airão), todos os seus privilégios, foros, liberdades e bons costumes de que sempre usaram. (Torre do Tombo, chancelaria de D. Pedro, Lº 1º fl. 33). Tagilde
1460 — Carta de el-rei D. Afonso V com os capítulos que Rui de Castro, escudeiro, procurador de Guimarães lhe apresentou nas cortes de Évora, e respostas aos mesmos. - Torre do Tombo; Alem Douro, lº 4º, fl. 109 -
1639 — O Cabido, delibera que todos os gastos ou perdas e danos que houver qualquer beneficiado por respeito da defensão do Breve de Puritate Sanguinis, assim no juízo secular como no eclesiástico, tudo fosse por conta da sua mesa e nada pela dos particulares, especialmente com os cónegos Miguel da Silva de Melo e Miguel da Fonseca Arrochela juízes executores do dito Breve.
1718 — Prazo duma casa na praça do Peixe e rua das Mostardeiras. Deve ser a casa que foi da Roda, em que ora vive o guarda da Câmara.
1719 — Falece no mosteiro de Tibães o filho de Guimarães ex-D. Abade-geral frei Pedro dos Mártires. - Vide o jornal "O Espectador" nº 31 -
1806 — Carta concedendo licença a Francisco Teixeira, do lugar do Balinho, da freguesia de Santa Maria de Atães, para ele poder usar da arte de algebrista, em qualquer parte dos reinos e domínios de Portugal, porquanto fora examinado por ordem da Real Junta do Proto-medicato, na presença do comissário João Rodrigo Borges da Cunha Gaivoto com os examinadores José Maria Borges da Cunha Gaivoto e José António Lopes, cirurgiões aprovados, ficando por todos aprovado.
1831 — O Cabido apresenta na vigararia de Azurém o Padre Francisco José Vieira "da Bornaria". - P.L. - Este bondoso "P. Francisco da Bornaria" paroquiou a freguesia até 20 de Dezembro de 1887, em que faleceu, com excepção de alguns anos após a última implantação do sistema constitucional, devido à sua opinião miguelista, a qual manifestou sempre, até na colecta da missa, quer rezada, quer cantada, em que pronunciava com mais ou menos clareza o nome de Miguel como pessoa reinante.
1834 — Em sessão da câmara dos deputados, a comissão de administração pública, deu o parecer, que foi aprovado, sobre a representação da Misericórdia pedindo o convento.
1846 — Foram presos alguns indivíduos desta vila, por não aprontarem o dinheiro (eram arrematantes do tributo das carnes) "que lhe exigiam as autoridades do snr. D. Miguel dos dinheiros com que eles eram obrigados a entrar pelas suas arrematações, para as despesas do concelho. Igualmente foi preso o caixeiro do Vilela por não dar algum dinheiro do Contrato do Tabaco. Eis o apuro em que se achavam os Miguéis nesta vila!". P.L.
1893 — Com idade de 87 anos, falece o bacharel em direito, Rodrigo Machado da Silva Salazar, muito considerado no foro de Guimarães, único deputado, então existente, às cortes constituintes de 1836, sendo eleito por Barcelos. Foi provedor da Misericórdia desta cidade no biénio de 1859 a 1861.
1896 — A Câmara Municipal delibera indeferir o requerimento que a Associação Comercial, a pedido de 105 comerciantes e industriais, lhe havia apresentado em sessão de 7 de Novembro para [ilegível] mercado semanal de gado bovino e suíno do campo do Conde D. Henrique para o Campo da Feira; e consentiu na assistência dos moradores do referido campo do Conde D. Henrique e lavradores das freguesias vizinhas em manifestação pela estabilidade da feira naquele local. (vide a 18 e 23 deste mês).
1901 — 5ª feira - No comboio das 11 horas da manhã chegou, vindo da Relação do Porto, acompanhado por 1 oficial de diligências e 5 soldados, o indigitado assassino de Francisco Ribeiro Martins Agra, (o inocente) Júlio de Campos, que seguiu pela cidade para a cadeia com o chapéu desabado e embrulhado em um cobertor de lã. Ao atravessar juntou-se muita gente, sem manifestações.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home