Efemérides vimaranenses: 9 de Dezembro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1594 — Instalação da Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos.
1654 — Carta da Câmara dizendo a el-rei ter cumprido o determinado na carta régia de 30 de Junho deste ano, mandando pôr nas portas e lugares da Vila a inscrição sobre a Imaculada Conceição, que consagra o reino a vila e a toma por especial padroeira do Reino.
1671 — A Câmara nomeia tintureiro, na forma da sentença da Suplicação, a Diogo Rodrigues, que em 12 deste mês prestou juramento obrigando-se a não aceitar obreiros dos actuais que havia na vila nem a tingir panos aos mercadores daqui ou de fora, sob pena de 6$000 réis de multa, e apenas lhe consentia tingir algum retalho pertencente a particulares.
1815 — Provisão régia concedendo às freiras de Santa Clara que por uma nova escritura possam hipotecar do rendimento dos dízimos da igreja de Santa Maria de Ribeiros a quantia anual de 320$000 réis, por tempo de 12 anos, para pagamento de 2.800$000 réis e seus juros, que por escritura de 31 de Agosto de 1813 se constituíram devedoras à Misericórdia para solverem dívidas do convento hipotecando-lhe os frutos e rendimentos do seu mosteiro, sem que antes tivessem requerido autorização para isso, o que depois fizeram porque a Misericórdia tendo dúvidas sobre a validade da hipoteca exigia-lhes o capital.
1838 — "Morreu nesta vila e em casa das do Guardal o Pe. Me. (fr. José de S. João de) Lobrigos (ex lente de Teologia), egresso do extinto convento de Santo Antonio dos Capuchos. Foi depositado no dia seguinte na igreja dos Capuchos e sepultado no claustro da mesma. Tinha sido um realista exaltadíssimo a ponto de que não tinha aparecido em público desde a aclamação da Rainha D. Maria II e da Carta". - Nota à margem: "Não esteve depositado, logo que o levaram para o Convento, enterraram-no por causa do cisma. Foi enterrado de noite". - P.L. - Os parêntesis de J.L.deF.
1902 — Foi mudado, como costumava sair aos enfermos, o Santíssimo Sacramento da igreja das Dominicas para a basílica de S. Pedro, e neste mesmo dia principiaram obras naquela igreja, mandadas fazer pela Junta de Paróquia.
1910 — Portaria louvando o nosso conterrâneo António Alves Viana, tenente de infantaria, pela maneira brilhante como em terreno de revoltosos e bastante coberto, escoltou um comboio de víveres de Quimbumbe a Quinzonve e vice versa, evitando as ciladas do inimigo nas matas, sem contudo se furtar ao combate; a mesma também louva o nosso conterrâneo Adolfo Varejão Pires Balaia, alferes de infantaria, pela inteligência e a actividade que desenvolveu na construção de um forte na região do Quimbumbe e pela serenidade e sangue frio com que dirigiu o fogo do seu pelotão de ataque na Quininga no dia 17 de Junho, infligindo perdas do inimigo. - Foi publicada com o nº 1098 no "Boletim Official" de 10 deste mês.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home