Efemérides vimaranenses: 8 de Dezembro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1568 — Gonçalo Rebelo, cavalheiro fidalgo, morador nesta vila, pai do abade de Santa Comba de Regilde e de S. Veríssimo da Ribeira, Lucas Rebelo em cumprimento do que o Arcebispo mandara em visitação que "de ambas as igrejas se fizesse uma, entre o meio delas, em lugar acomodado", contrata, em nome do dito abade, na nota de Manuel Gonçalves, com o mestre de pedraria, Gonçalo Lopes, morador na rua Caldeiroa, a este fazer-lhe por cem cruzados as paredes da dita igreja.
1678 — O vimaranense fr. Rafael de Jesus, beneditino, cronista-mor do reino, pregou neste dia, na igreja de S. Francisco de Guimarães, o sermão da festa da Imaculada Conceição de Maria Santíssima.
1709 — O dr. Nuno da Silva Teles, filho legítimo do marquês de Alegrete e de D. Helena de Noronha, neto paterno do marquês de Alegrete, Manuel Teles da Silva e de D. Luísa Coutinho, e materno do conde dos Arcos, D. Tomás de Noronha e de D. Madalena de Bourbon, todos naturais da cidade de Lisboa, toma posse, depois de matinas, da dignidade de cónego tesoureiro-mor da Colegiada, em que, por óbito do dr. Jerónimo Vaz Vieira, fora provido «in partibus» pelo Papa. Foi juntamente reitor da Universidade de Coimbra e arcediago de Sobradelo (dignidade da Colegiada, benefício simples), em que fora provido «in solidum» pelo Cabido. Desde que tomou posse da dita dignidade de tesoureiro-mor, não voltou a Guimarães, residindo sempre em Lisboa, onde pertencia ao Santo Ofício, e resignou com pensão o tesourado-mor, sendo clérigo «in minoribus», em o cónego António Pinto Barbosa.
1821 — O "Diário do Governo" relatando a opinião dos povos dada pelos ministros territoriais e a perseguição por estes aos ladrões e salteadores, na forma das ordens que pela secretaria de estado dos negócios de justiça lhes foram dadas, diz: "Guimarães - O corregedor da comarca, relata em ofício o perfeito sossego em que a todos os respeitos há muito se acha a sua comarca; e participa ter remetido para diferentes destinos 8 presos, sendo alguns deles desertores, e outros ladrões e salteadores".
1830 — Morreu na sua quinta de Aldão, Luís Martins da Costa (Minotes) cavaleiro da Ordem da Conceição. Às 9 horas do dia seguinte veio em umas andas para a igreja de S. Domingos acompanhado por uma imensidade de homens com archotes, muitos padres com tochas acesas, e lacaios com archotes de cera. Ali estavam todas as comunidades e muita nobreza da terra esperando o cadáver para se lhe fazer o depósito, deram cera às comunidades. No dia 10 foi dado à sepultura, e deram cera a toda a gente, inclusive a todos os voluntários que apareceram, e porque a cera não chegou para todos, mandaram os doridos dar 100 réis a cada voluntário. A igreja estava ricamente asseada e bem iluminada. Deixou só para legados pios uns 600 mil cruzados, em que deixou à Misericórdia 8.000$000 réis com o encargo de 10 rações diárias aos presos das cadeias desta vila. P.L.
1841 — "Esta noite houve aqui um pequeno fogo, pegado de propósito por um sujeito, por se ter agoniado com o dono da casa. Roubaram também esta noite uma vendeira no Campo da Feira: prenderam-na na cama, taparam-lhe a boca com trapos e lhe levaram as peças de ouro que tinha e o dinheiro do vinho. Nas freguesias do termo dormem agora todas as noites dois homens ao pé dos sinos para tocarem logo que sintam ladrões". Correspondência de Guimarães, datada deste dia e publicada no "Periódico dos Pobres" no Porto.
1880 — Saiu o 1.º número do jornal "A Penha", semanário noticioso e comercial; redacção e administração na rua D. Luís I. Parece-me só 10 números foram os publicados.
1889 — São benzidos solenemente na igreja da Misericórdia as imagens de Nossa Senhora de Lourdes e Nossa Senhora de la Sallete, que a mandou vir de Paris, para receberem culto na mesma igreja.
1898 — Os progressistas deram um jantar de despedida no "Hotel Cruzeiro do Sul", em Vizela, ao ex-administrador do concelho, Camilo de Mendonça, de eterna memória (que eles haviam mandado vir de encomenda), o qual seguiu no comboio das 4 e meia da tarde, sendo acompanhado até à Trofa, pela maior parte dos convivas.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home