Efemérides vimaranenses: 4 de Dezembro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1340 — O Cabido empraza a igreja de S. Martinho do Conde, de que era padroeiro ao clérigo Martim Martins, por 60 libras de Portugal, livres de todos os encargos costumados.
1480 — Carta de quitação a Pêro Estaço recebedor-mor dos 60 milhões que pelos povos dos reinos foram outorgados a el-rei D. Afonso V para a guerra e defensão dos reinos, de 150$000 réis que recebera de Pêro de Barros escudeiro da casa de el-rei, que por mandado de el-rei os foi receber do recebedor dos milhões do almoxarifado de Guimarães, e de 79$000 réis das comunas das judarias da cidade do Porto e Guimarães e Braga e Ponte de Lima e Barcelos entregues por Rodrigo Aires porteiro dos cantos da dita cidade do Porto, e sim dos dois pedidos e meio que as ditas comunas haviam de pagar por S. João de LXXIX e de 30$000 réis dos dois pedidos e meio das comunas dos judeus do almoxarifado de Guimarães que haviam de dar por São João de LXXIX, entregues por João Lopes homem do dito almoxarifado. Dada em Coimbra. - Chancelaria de D. Afonso V, liv. 26, fl. 1.
1725 — É feito mercê, ao vimaranense Roque Francisco abridor dos ferros de cunhos da casa da moeda, de mais 20$000 réis, além do ordenado de 40$000 réis, como ajuda de custo, enquanto durasse a redução do dinheiro.
1756 — D. Inácia Maria da Silva e sua irmã D. Helena Teresa, do Toural, por escritura na nota do tabelião Domingos Ferreira Mendes, fazem doação de 540$000 réis ao convento de S. Domingos, com o ónus anual e in perpetuum de 9 ternos de missas do Natal a que eram obrigadas pelo testamento de seu irmão Miguel da Silva Freitas.
1835 — Portaria, passada pelo tribunal do tesouro público, mandando que o recebedor do distrito de Braga, de acordo com o governador vigário capitular do bispado (sic) de Braga, faça entrar por depósito na competente recebedoria a quantia de 3:227$370 réis que está em poder do tesoureiro-mor da Colegiada, Tomé Luís Felgueiras, de vários saldos dos rendimentos do D. Priorado vago, conforme as contas prestadas pelo mesmo, isto enquanto se não liquidam as mesmas.
1837 — Portaria - Constando por informação da autoridade competente que Manuel José Ribeiro Guimarães, escrivão interino do juízo de paz da freguesia de Lanhoso, além de ter um comportamento moral e civil pouco regular, é notório por seus péssimos sentimentos políticos, e tomou parte muito activa na revolta que teve lugar naquele julgado: Manda a Rainha pela secretaria de estado dos negócios eclesiásticos e de justiça, que o juiz de direito da comarca de Guimarães haja o dito escrivão por exonerado, nomeie outro que sirva provisoriamente até ao despacho definitivo. Paço das Necessidades em 4 de Dezembro de 1837. - José Alexandre de Campos.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home