Efemérides vimaranenses: 14 de Dezembro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1489 — Pedro Esteves dom Prior do Mosteiro da Costa apresentou ao arcebispo de Braga a confirmação do dito priorado.
1607 — Carta régia, sobre alistamento de gente para a armada da Índia, assinada pelo bispo D. Pedro de Castilho, dom prior de Guimarães.
1613 — A câmara faz o regulamento das mercadorias para a venda na alfândega.
1847 — À noite chegaram a esta vila a maior parte dos eleitores de província da mesma, "dando-se bastantes foguetes à sua entrada e reunindo algum povo para ver a sua entrada". P.L.
1863 — - 2ª feira - Nesta dia e no seguinte percorre as ruas desta cidade, fazendo peditório, que rendeu cerca de 300$000 réis, para promover socorros às vitimas da fome em Cabo Verde, a comissão para tal fim formada, a exemplo de outras cidades, composta dos seguintes cavalheiros: administrador do concelho, presidente; cónego Manuel Luís de Gouveia, secretário; Luís Martins da Costa, tesoureiro; cónego João Ferreira Mendes de Abreu, Visconde de Pindela, Barão de Pombeiro, padre José Leite de Faria Sampaio, dr. António Alves Carneiro, dr. Francisco Martins de Gouveia Morais Sarmento, João António da Silva Areias, José Mendes Ribeiro e António José de Matos Chaves, vogais.
1868 — Tendo, o administrador do concelho, oficiado em 10 do mês corrente ao provedor da Misericórdia, a comunicar-lhe que a comissão comarca deste concelho encarregada de proceder à revisão paroquial na forma do decreto de 21 de Abril de 1862, havia projectado suprimir a freguesia de S. Pedro de Azurém e alargar a de S. Miguel do Castelo, não só por entender que era mais cómodo para os povos, mas por consideração à sua antiguidade e recordações históricas, e tendo por outro lado a mesma comissão em vista que a igreja de S. Miguel do Castelo não estava em estado de poder ser sede paroquial, enquanto não fosse reparada e "ampliada"!!! (barbarismo que felizmente não se realizou) conforme as necessidades do Culto que duma paróquia se exigiam, o encarregava, ao referido provedor, para que consultasse a Mesa da Santa Casa sobre se haveria qualquer inconveniente em ceder a igreja do seu hospital para interinamente servir ao serviço paroquial, durante as referidas obras, o qual ofício, sendo neste dia 14 apresentado em Mesa, esta deliberou por unanimidade oficiar ao mesmo administrador participando-lhe que, devido a ser preciso a igreja estar livre para o serviço do hospital, e ainda devido a outros inconvenientes que de futuro se poderiam dar, não podiam ceder ao seu pedido.
1908 — Foi benzida a capela do colégio de Nossa Senhora da Conceição e do Asilo da Mendicidade.
1910 — A assembleia geral da Associação Comercial, depois de ouvir o presidente dar conta dos trabalhos da comissão de que foi incumbido na sessão anterior, para tratar com a Associação congénere de Braga sobre o alvitre para harmonizar em toda a província do Minho a regulamentação do descanso semanal: resolveu por unanimidade - que se o governo permitir a divisão das 24 horas de descanso, a associação alvitra que os estabelecimentos devem fechar ao meio dia de domingo completando as 24 horas de descanso com os meios dias de 52 dias durante o ano escolhidos por acordo entre esta associação e a dos Empregados do Comércio desta cidade; e se o governo determinar as 24 horas consecutivas, esta associação opta pelo encerramento dos estabelecimentos por todo o dia de domingo. E quanto à regulamentação das horas de trabalho, nada foi resolvido em virtude do aspecto tumultuário que a sessão tomou nesta altura. Depois de restabelecida a ordem foi por unanimidade conferido um voto de confiança ao presidente para tratar o assunto junto da associação comercial de Braga.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home