Efemérides vimaranenses: 18 de Dezembro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1726 — Provisão confirmando a eleição de alcaide pequeno, feita por 3 anos, em José Dias de Oliveira Paiva, e dando-lhe licença para servir tal cargo (por ser contra lei) por seu pai ser escrivão do juízo geral, não devendo concorrer juntos em acto algum judicial. Tomou posse a 29 de Janeiro de 1727. Obteve outra provisão por mais 3 anos, em 4 de Março de 1729.
1804 — Carta nomeando Conservador do tabaco e saboarias da comarca, com o ordenado anual de 30$000 réis, principiando a servir quando acabasse de servir o actual conservador Domingos Manuel Marques Soares, provedor, ao bacharel António Manuel Borges da Silva, corregedor desta comarca por 3 anos.
1827 — Domingo - Às 11 horas do dia, os Bombeiros Voluntários tiraram do poço o assassinado Luís Ribeiro Pousada.
1832 — Em vereação, a pedido do corregedor, foi nomeado José Francisco de Araújo e Silva, dos Laranjais, depositário das pratas pedidas a diversas pessoas para servir na aposentadoria de El-rei o sr. D. Miguel quando venha a esta vila.
1842 — Chegou a esta vila uma portaria, a qual mandava entregar a administração do correio a Miguel Fernandes da Silva Vilela, a qual tinha sido dada na Revolução de Setembro a José Lopes Vieira de Castro, irmão do ex-ministro de estado António Lopes Vieira de Castro já defunto. Administração do correio tinha sido tirada ao Vilela e foi-lhe agora restituída pelo ministro de estado dos negócios estrangeiros. Também chegou a nomeação de Tabelião de Notas da comarca e cabido ao antigo escrivão do mesmo Cabido, Francisco José da Silva Basto. P.L.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home