Efemérides vimaranenses: 20 de Dezembro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1392 — 2ª feira - João Garcia, pedreiro, mestre da obra da igreja de Santa Maria, estando na crasta da mesma igreja, recebeu de Estêvão Gonçalves, morador na rua da Ferraria, procurador do concelho no ano de1390 em que servira, 800 libras da moeda que então corria de 10 soldos o real, que no dito tempo ainda havia de haver no concelho por razão do chafariz que no dito ano e tempo fez ao concelho, por avença feita com o mesmo. Foram antes testemunhas do pagamento: Joane Anes, Luís Domingues e Afonso Esteves, pedreiros da dita obra. - Pergaminho nº 38 da Câmara Municipal.-
1490 — Carta de El-rei D. João II nomeando carpinteiro dos paços reais de Guimarães a Afonso Antunes, da mesma vila, cargo que nele renunciara seu sobrinho João Dias; ficando ele Afonso Antunes a receber de ordenado ou mantimento 30 alqueires de centeio, 30 de milho e 30 almudes de vinho.
1571 — Ordem do provedor de Viana, mandando que a Câmara de Guimarães finte na vila e termo 400$000 réis que lhe cumprira pagar para a obra da ponte de Canaveses, que custara 1:500$000 réis, de que tocou a esta comarca pagar 400$000 réis.
1588 — Provisão, mandando ao provedor da comarca informar sobre o requerimento do provedor e irmãos da Misericórdia pedindo a pedra de uma tapagem que estava dentro dos muros da vila, no rocio da banda de dentro da porta da Garrida, que por já ser desnecessária, o povo derribara um pedaço, de que se fizera uma porção de calçada para tornar a usar das serventias que de antes que ela fosse feita se servia; pedindo a que restava e chegava para maior parte da igreja e Casa da Misericórdia, que andavam construindo no meio da rua da Sapateira que era a principal de Guimarães. O corregedor inquiriu 3 pessoas, em 4 de Março seguinte, sobre o conteúdo na petição as provisão, as quais foram favoráveis à petição. A provisão está passada nas costas do regimento, que tem o despacho: "Não podem ser providos vista a informação".
1608 — A Câmara tendo convidado o Cabido e os frades de S. Domingos para no dia 21 acompanharem a procissão do voto, que ela fizera pelo levantamento da bandeira de saúde, e porque aqueles, cabido e frades, se escusaram e não quiseram, acordou que a dita procissão fizesse no referido dia 21 à tarde, com os frades de S. Francisco e que saia da igreja dos mesmos.
1741 — Resolução régia, tomada neste dia em consulta do Desembargo do Paço, impondo silêncio à discórdia antiga entre a Ordem Terceira de S. Francisco, sobre a formalidade dos enterros, deixando o direito salvo para a causa das precedências, dando forma porque a Misericórdia havia de assistir aos enterros dos Terceiros.
1826 — A Câmara manda por luminárias em sinal de regozijo pelos esponsais da sra. D. Maria II com o sr. D. Miguel infante de Portugal. P. L.
1846 — "Tocou muito a rebate nas freguesias de Joane, Brito, Airão, etc., em consequência dos Voluntários de el-Rei de Braga (sic), na força de 100 homens, terem ido à freguesia de Joane e terem roubado (o roubo foi de um conto de réis ou mais) umas senhoras, irmãs do antigo reitor de Joane e tias dos Agras. De tarde entraram na vila 8 ou 10 dos ladrões presos e acompanhados por lavradores com foices. Alguns ainda vinham com fitas vermelhas e divisas de sargentos, cabos, etc. O tenente-coronel dos voluntários de el-Rei desta vila o Padre José da Laje, tinha marchado com força desta vila, por causa deste acontecimento, e recolheu à noite". P. L.
1906 — Carta de lei relevando o Governo da responsabilidade em que incorreu pela publicação do decreto com força de lei de 2 de Maio de 1904 e celebração com contrato de concessão das linhas de Braga a Guimarães, Braga a Monção e Viana do Castelo à Ponte da Barca; e aprovando na parte em que dependia da sanção legislativa as prescrições do contrato provisório, celebrado entre o Governo e o concessionário das linhas do Vale do Vouga, Viseu e Espinho e um ramal para Aveiro.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home