Efemérides vimaranenses: 27 de Dezembro
Santa Clara
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1620 — No mosteiro de Santa Clara falecem as madres. Paula dos Santos, natural de Lisboa e Antónia da Conceição, natural de Caparica, perto de Lisboa, ambas em cheiro de santidade. Como companheiras que foram na viagem e eram na virtude, amavam-se muito; aquela, era mulher de acrisoladas virtudes e de humildade muito rara: no coro, e em outros actos da comunidade, o seu lugar era sempre a última cadeira abaixo das noviças, por se julgar a última na ordem dos merecimentos; padeceu graves enfermidades e na última assistiu-lhe a companheira Antónia à qual anunciou que "vieram ambas juntas para esta casa e ambas também haviam de sair dela", o que lhe foi dito dias antes, que logo adoeceu gravemente, e, neste dia 27, ambas, uma após outra, faleceram no Senhor.
1747 — O Arcebispo de Braga, D. José de Bragança, que estava residindo em Guimarães, vai ao convento de Santa Clara administrar o sacramento da comunhão.
1812 — Às 3 horas da manhã faleceu na casa dos Laranjais o cónego prebendado Pedro Ferreira de Leiva, que havia sucedido na conesia a seu avô materno, de igual nome, e ao que ora faleceu sucedeu na mesma conesia seu sobrinho materno João de Barros Leiva. Foi sepultado no dia seguinte depois dos ofícios capitulares na Colegiada.
1813 — À noite, foi dado pelos dançarinos, que aqui se achavam, um benefício à Misericórdia que se encontrava em fracas condições pecuniárias, para cujo fim concorreu e distribuiu bilhetes o benemérito Rodrigo José de Sousa Lobo de Meneses, escrivão da Mesa, e João Pinto Teixeira Coelho. O espectáculo rendeu líquido para a Misericórdia 93$260 réis metal.
1826 — Faleceu com 98 anos o Padre José Amaro da Silva, restaurador da irmandade de S. Pedro, e foi sepultado no dia seguinte
1846 — "De madrugada saiu desta vila o general MacDonel e o loco-tenente do snr. D. Miguel e mais toda a força miguelista que aqui se achava e na avançada das Taipas, na direcção de Pombeiro, com receio de que viesse força de Braga da divisão do Barão do Casal. Nesta noite não só retiraram os realistas armados, assim como as famílias de alguns miguelistas e algumas das suas preciosidades. A família do Proposto recolheu-se ao convento de Sta. Clara. Na retirada dos miguéis, morreu à Senhora da Madre de Deus, um tenente-coronel, caindo do cavalo abaixo, julgou-se ser com uma apoplexia o qual era tio dos Carapeços e senhor de uma boa casa. Foi depositado e sepultado no dia seguinte na igreja do Campo da Feira, aonde também se lhe fizeram as suas honras fúnebres com toda a decência. Quem se encarregou de lhe mandar fazer o funeral foi a D. Emília do Arco. Foi enterrado com o hábito de S. Francisco". P.L.
1852 — Decreto criando a escola de educação de meninas desta vila; e em 30 de Abril de 1858 foi aberto concurso para prover a mesma escola com o ordenado de 90$00 réis, pagos metade pela câmara municipal e metade pelo tesouro público.
1868 — Faz o seu benefício, com o terceiro e último espectáculo, no teatro de D. Afonso Henriques, o qual foi muito concorrido, a prestidigitadora D. Elisa Erraro de Liminana, constando de Jogos de física recreativa, e uma exposição de vistas compostas de efeito de incêndio, do luar, e de dia, por maquinismo.
1920 — Na noite de hoje 27 para 28 os presos da cadeia cortaram com limas competentes os ferros das grades, o preciso para lhes caber o corpo e fugiram 4 bem criminosos.
1929 — Principiou a exploração da linha telefónica directa Guimarães ao Porto.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home