Efemérides vimaranenses: 29 de Dezembro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1721 — Tem esta data o Regimento estabelecendo a forma de fazer a receita e despesa do cabedal das Décimas. Está registado na Câmara.
1825 — Chega aqui um decreto de S.M.I. o sr. D. João VI que manda lançar uma décima extraordinária a todos os Benefícios que excedessem 300$00 reéis em rendimento, compreendendo todas as corporações religiosas e comendas. PL.
1828 — À noite, repiques e luminárias pelas melhoras de S. M. o sr. D. Miguel I. PL.
1886 — A Câmara delibera dirigir-se à comissão executiva da Junta Geral do distrito pedindo que lhe mande aprovado ou não aprovado, o orçamento que ela, em obediência à lei fez e sujeitou a sua aprovação.
1888 — À noite, duas músicas percorreram as ruas, acompanhadas de algumas pessoas, festejando a conservação provisória, no convento das Capuchas, de doze senhoras que nele estavam na ocasião da extinção, até serem removidas para outra parte. Alguns correspondentes de jornais deram em telegrama, 3 mil pessoas com as músicas, girândolas de foguetes, repiques de sinos, iluminação no convento, vivas erguidos às Capuchinhas, ao Governo, aos ministros da fazenda, obras públicas e da justiça, família real, capitão Machado, centro progressista, etc.; toda a cidade rejubilava.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home