Efemérides vimaranenses: 29 de Dezembro
O palacete de Martins Sarmento
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1390 — Faleceu em Matosinhos, um dos valentes companheiros de armas do Mestre de Avis, o qual na tomada de Guimarães foi o primeiro que entrou na vila.
1434 — Carta de nomeação e privilégio, que el-rei D. Duarte passou em Lisboa ao pedreiro João de Guimarães, natural de Guimarães, concedendo-lhe a tença anual de nove mil libras, tendo-o já, antes, tomado por seu pedreiro para haver de lavrar em suas obras.
1580 — O Chantre João Marcelo arrenda por 2 anos os frutos da sua igreja de S. Miguel de Creixomil; além do preço do arrendamento, o rendeiro pagará todos os encargos velhos, sem embargo da taxa por el-rei, posturas da câmara, esterilidade, peste, saraiva e outro qualquer caso fortuito cuidado e por cuidar, salvo da guerra "antre el-rei Filippe nosso senhor com o sñr D. Antonio". Nota de Manuel Glz.
1825 — Chega a notícia de o cónego prebendado da nossa Colegiada estar cónego da Sé do Rio de Janeiro, Joaquim Duarte Contreiras da Silva. PL.
1828 — Fortunato Cardoso de Meneses Barreto, da casa do Proposto, provedor da Misericórdia, propõe à mesa da mesma: - "que constando que Sua Majestade o Senhor D. Miguel I, Nosso Senhor, estava já restabelecido da sua saúde, se fizesse um solene "Te Deum" em acção de graças ao Todo Poderoso pelas melhores e perfeito restabelecimento de S.M. Protector desta Santa Casa". Foi aprovada por unanimidade a proposta, ficando encarregados da direcção do "Te Deum", conforme as instruções que a mesa lhes desse, os mesários Francisco José Fernandes e Silva e António Manuel Martins. F.
1850 — A mesa da Misericórdia delibera aceitar o donativo de 5:633$800 réis que lhe oferecia D. Luísa Rosa de Araújo Martins, da casa de Minotes, filha de Luís Martins da Costa e de D. Joana Maria de Araújo, viúva de Domingos Cardoso de Macedo, para fundo do asilo de Entrevados, com a condição perpetua de recolher no mesmo asilo 5 cegos de ambos os sexos, sendo preferidos 2 da freguesia de Fermentões, donde a doadora era natural.
1858 — O ministro das Obras Públicas, Carlos Bento Silva, apresenta em cortes um projecto de lei autorizando o Governo a mandar proceder à construção da estrada de Braga a Guimarães pela directriz que fosse mais conveniente.
1883 — Joaquim de Vasconcelos, secretário da Sociedade de Instrução do Porto, à noite, na casa da Sociedade Martins Sarmento, realizou uma conferência acerca da arquitectura da Idade Média, com especial referência aos monumentos de Guimarães.
1884 — 2ª feira - Às 11 horas da manhã, em uma das salas do palacete do Dr. Francisco Martins Sarmento, abre-se a escola de aprendizagem de renda de linha, assistindo ao acto a comissão de damas vimaranenses, a cuja iniciativa e cuidado era devido este cometimento da Sociedade Martins Sarmento; sendo professora uma senhora com uma longa prática de ensino, que para tal fim viera propositadamente de Viana do Castelo, continuando a dita aula no citado edifício, por a Sociedade na actualidade não ter sala para isso, todos os dias das 10 horas da manhã às 2 da tarde, sendo sempre muito frequentada.
1892 — Neste dia e nos 2 seguintes foram experimentadas na Fábrica de Campelos três caldeiras a vapor à pressão de
1918 — A Junta Militar do Norte fez grande manifestação do País. Nesta cidade, foi às 8 horas da noite, acompanhada da banda de música dos Guises tocando o hino da Carta, percorreu as ruas da Cidade, indo à porta do Coronel Artur Amado, no largo da Misericórdia, dali à Câmara, ao Conde de Margaride e ao Quartel do 20.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home