Efemérides vimaranenses: 28 de Dezembro
D. Pedro V
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1637 — É concluído e assinado o Compromisso porque até 1915 se regeu a irmandade da Misericórdia, pela comissão nomeada para o confeccionar.
1818 — Chegam a esta vila, vindos de Braga, 2 varatojanos, fr. José de Ascenção, o mais novo, e fr. Paulo de Santa Teresa; fazendo duas missões na Colegiada, sendo a 1ª em sexta feira 1 de Janeiro de 1819, indo depois continuar o seu mister para S. Francisco, e, em sexta feita 5 de Março, dia de Santo Eusébio, o 1º fez a última despedida na oração pela manhã em que tratou da presença de Deus, pois que a não pôde fazer de tarde porque o povo era tanto, que houve algumas desordens devido a não caber, "causando tal saudade a sua ausência que houve desmaios na igreja e foi tal a despedida deste grande homem que nem ele pode conter as lágrimas". Daqui foram para Fafe onde principiaram a missão no domingo seguinte 7 de Março. Esta notícia encontra-se num livrinho de recibos de foros, que pertenceu a José Gomes Fernandes Baptista, e do qual fiz oferta à biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
1827 — Os constitucionais da vila levantaram uma bandeira no meio do Toural para festejarem a chegada do sr. D. Miguel a estes reinos PL.
1842 — A Câmara oficiou a todas as juntas de paróquia deste concelho, para que subscrevessem para o monumento de D. Pedro IV que estava projectado levantar-se-lhe no Toural. Não concorreram com donativo algum.
1872 — Decreto modificando e alterando as disposições do de 11 de Julho de 1871 em que concedera licença a Simão Gattai para estabelecer um caminho-de-ferro americano (rail road) entre o Braga, por Santo Tirso e Guimarães, sobre as estradas reais números 32 e 37.
1881 — Foi nomeado par do reino o 1.º Conde de Margaride, conselheiro Luís Cardoso Martins da Costa Macedo, sendo a respectiva carta régia de 29 deste.
1883 — A Câmara deliberar exarar na acta uma demonstração de sentimento, pelo facto de no dia 26 último à uma hora da noite lançarem bombas de fogo (nozes) na loja da casa onde habitava o dr. Juiz de direito José Teixeira de Queiroz Pimentel e Vasconcelos, na rua de Santa Maria, Junto ao poço dos D. Priores, cuja explosão causara grande susto à familia da casa e vizinhos.
1902 — A mesa da irmandade de S. Torquato resolve fundar na freguesia um asilo para pobres inválidos, devendo tal deliberação ser sujeita à aprovação do definitório.
1904 — Foi removido para as cadeias da Relação da Relação do Porto o Josézinho de Segade, condenado por assassino de Francisco Ribeiro Martins da Costa. - vid. 22-XII-1904.
1920 — Do Porto, onde falecera, veio hoje para esta cidade, a fim de ter os ofícios e sepultura, uma menina, quase senhora, filha do agrónomo João Coelho da Mota Prego e da esposa, divorciados, a qual menina, poucos anos (antes), estivera para ser raptada a seu pai com quem vivia nesta cidade; correram dúvidas acerca da morte dela.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home