Efemérides vimaranenses: 30 de Dezembro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1677 — Os frades de S. Domingos, de que era prior o padre frei Manuel Pinto, cedem à nova irmandade de Nossa Senhora do Terço, local para fazer altar à sua padroeira onde cante o terço todos os domingos e dias santos e mais actos, ao pé do arco da capela-mor, em frente do altar do Santo Tomás, onde estava S. Jacinto, com obrigação de aí venerar este santo (local onde ainda em 1910 estava), e também lhe deram o lampadário de prata e outras alfaias deste santo até que houvessem devotos que lhe fizessem altar para que passariam, podendo a irmandade mudar-se quando a qualquer das partes conviesse, e outras condições. Nota de Nicolau de Abreu.
1781 — Ana Maria Coutinho, mulher de António Ribeiro Neves, moradora ao Arco de S. Francisco, faz testamento, na nota de André de Freitas, em que deixa o seu arrebique de diamantes a Nossa Senhora da Boa Morte, dos Terceiros Franciscanos, e os seu brincos de diamantes, também de três pendentes, a Nossa Senhora da Conceição, de S. Francisco, estando in perpetuum com eles as ditas imagens, não podendo ser emprestados, sob pena de os herdeiros dela os tomarem para si, e também deixa o seu capote de matizes à mesma imagem da Conceição.
1822 — A Câmara envia uma felicitação ao Soberano Congresso.
1884 — Às 11 da manhã, quando se guindava uma pedra na obra de construção da capela do cemitério da Atouguia, aquela caiu sobre uma prancha matando instantaneamente um pedreiro que nela estava, o qual era casado e tinha filhos, morava na Pisca e quando se deu o desastre ia no caminho sua mulher levar-lhe o jantar.
1914 — Decreto "cedendo à câmara municipal, a título de arrendamento, os presbitérios de S. Cláudio do Barco e S. Faustino de Vizela, abrangendo, porém esta cedência somente a parte urbana, sem o quintal anexo, a fim de neles se estabelecerem escolas de ensino primário, mediante a renda anual de 15$000, pelo 1.º e de 20$000, pelo 2.º, que seriam entregues pela mencionada câmara à comissão central de execução da lei de 20 de Abril de 1911 por intermédio da sua delegada neste concelho, ficando a cessionária obrigada à despesa de seguro dos prédios cedidos e às suas adaptação e conservação, bem como a qualquer contribuição que neles venha a incidir. Diário do Governo 246.
1918 — Às 8 horas da noite no Toural ajuntamento de povo que em cortejo patriótico acompanhado de uma música, foi à residência do coronel Amado, ao quartel de infantaria 20, ao quartel do Proposto e terminou no Toural; durante o trajecto foi aclamando à Pátria, o Exército e a Junta Militar do Porto.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home