Efemérides vimaranenses: 30 de Dezembro
O Padrão de Nossa Senhora da Vitória e a torre do relógio da Oliveira.
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1600 — A Câmara faz obrigação, na nota de João Bertholes, pagar até ao S. João de
1836 — Foi preso um dos mais famigerados salteadores destes distritos, o célebre Pena, José da Silva, de Brito, de 36 anos, casado, soldado do regimento 18 tendo sido do 15, e deu entrada na cadeia por actividade do provedor do concelho, José Joaquim Vieira. Era ladrão desde que os franceses vieram para Portugal; tinha sido preso várias vezes; era assinante de todas as feiras, rapando um relógio, ou cavalo, com o maior agilidade; costumava dar cavalos de presente. Havia pouco tempo lhe ferraram no Fojo um tiro de bala pelas suas habilidades; agora era uma espécie de recoveiro do regimento 18 e sempre de licença.
1862 — O Cabido, em sessão extraordinária, nomeia uma comissão de 3 capitulares, chantre, Francisco Abreu Bacelar e António Freitas Costa, para assistir ao inventário e entrega dos documentos e títulos da Arquivo da Colegiada, a Augusto Soromenho, encarregado da recepção dos arquivos do norte do Reino, na forma do decreto de 2 de Outubro último.
1877 — - Domingo - Reuniu a Associação Comercial para tratar da questão da directriz do caminho de ferro para Chaves, e resolveu se convidasse todo o corpo comercial da cidade e concelho a assinar uma adesão à representação da Câmara Municipal.
1880 — A real associação arquitectos civis e arqueólogos portugueses, em assembleia-geral considera o Padrão de Nossa Senhora da Vitória monumento histórico de 2.ª classe.
1883 — Domingo - O polícia civil nº 2, passando à noite, embriagado, pela rua de S. Paio, travou desordem com algumas pessoas e puxou para elas com o terçado. Estas puderam segurar-lhe o braço e prenderam-no, chegando depois uma força que o levou para a cadeia. Chegando ali, não querendo entrar para a prisão, puxou do terçado para o cabo da guarda, e valeu ao polícia, não ser vítima, um seu companheiro que, quando ela avançava para o cabo, o qual o esperava de baioneta calada, agarrou-o pela cintura e ambos caíram no chão, sendo então metido no meio de 4 soldados que o conduziram à estação, sendo depois enviado para a cadeia.
1900 — Domingo - Foi aberta ao trânsito público a nova avenida de
1911 — À noite, iluminou-se pela 1ª vez, com uma lâmpada eléctrica, o mostrador do relógio municipal que está no alto da torre da Real Colegiada.
1926 — Decreto considerando de Utilidade Pública a Sociedade Martins Sarmento.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home