Efemérides vimaranenses: 3 de Janeiro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1403 — Carta régia de D. João I apresentando D. Prior da Colegiada, 27º na série, D. Diogo (2.º do nome) Álvares de Brito. Depois eleito bispo de Évora, foi promovido a arcebispo de Lisboa.
1598 — Foi apregoada na praça por António Mestre pregoeiro da Câmara, a provisão régia sobre as cortesias nos documentos oficiais, bem como aí também apregoou a provisão régia sobre o tratamento das pessoas nos sobrescritos, etc. - (aquele de 3-VIII-1597 e este de 16-IX-1597).
1641 — Às 11 horas de manhã chega um caminheiro que entrega à Câmara uma carta régia mandando eleger 2 procuradores. A Câmara manda pelo pregoeiro lançar convite para que à 1 hora da tarde o povo se reúna na casa da Câmara para fazer a dita eleição, a qual recaiu em Gregório do Amaral de Castelo-branco, com 88 votos e Fernão Rebelo de Almeida, com 54 votos.
1688 — Nasce frei Manuel de S. Dâmaso, cronista da província franciscana da Soledade em Portugal, e polemista muito laureado.
1795 — Provisão concedendo aforamento de terreno na Falperra, Santa Cristina de Longos, a António José da Silva, de Braga, para edificar 9 moinhos, tendo já 9 moinhos.
1836 — Chegou a esta vila a notícia de se haver destinado o dia 1º deste mês para se celebrar em Lisboa o consórcio de S. M. F. a Sr.ª D. Maria 2ª com o príncipe D. Fernando Augusto, duque de Saxónia-Coburgo-Gotha, por procuração passada ao duque da Terceira. Em consequência desta notícia ordenou a Câmara Municipal desta vila por editais que se pusessem luminárias por 3 noites consecutivas e que repicassem os sinos em todas as torres da vila, havendo nestes três dias e noites alguns foguetes do ar e morteiros. A Sociedade Patriótica desta vila reuniu-se nesta noite na casa das suas sessões (casa das Audiências no Convento de S. Francisco) onde estava patente o retrato de s. M. F. a Rainha. Antes da abertura da sessão tocou uma música o Hino Constitucional e algumas peças ressoando imensas vivas dadas pelos sócios e espectadores. E no fim houve repetição de música e vivas. A casa estava bem adornada e iluminada. P. L.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home