Efemérides vimaranenses: 3 de Janeiro
D. Manuel I
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1497 — El-rei D. Manuel, em Estremoz, confirma a carta que em 21 de Janeiro de 1485 nomeou capelães régios os cónegos e beneficiados da nossa Colegiada, e a de 16 de Abril de 1461 que isentara os privilegiados de N.ª Sr.ª de pagar para as tenças dos réis e família.
1878 — A Assembleia-geral do asilo de Santa Estefânia deliberou aceitar o donativo de um conto de réis que lhe fez D. Josefa Maria Vaz Moreira, a gerica, com obrigação in perpetuum de ter sempre um asilado ou asilada da freguesia de Santa Eulália de Barrosas e não havendo em circunstâncias nesta, seria de Urgeses, e quando também não haja nesta, a comissão admitirá um em sua atenção de qualquer parte que seja. Também deliberou que se reformasse o estatuto e para isso nomeou em comissão o presidente Dr. Manuel Bernardino de Araújo Abreu, padre António Ferreira Caldas Júnior, António Joaquim Pinheiro de Miranda, cirurgião, António Joaquim de Almeida Gouveia, e os mais que para isso o presidente quisesse agregar.
1883 — À 1.ª hora da tarde chegou o deputado ultimamente eleito Venceslau de Lima, acompanhado por 5 carros. À noite houve recepção em casa do conde de Margaride, de apresentação e promessas, que a sua realização foi zero.
1897 — Reúne a assembleia dos accionistas do Banco de Guimarães e delibera pedir aos credores a concessão de uma moratória que habilitasse o banco a regularizar os seus negócios.
1904 — Domingo - Sai o 1º número do "Povo de Guimarães", semanário democrata e social; editor José Salgado. Publicou 39 n.º até 25-9-1904 e findou com um suplemento o n.º 39. Era aos domingos.
1910 — Portaria, porque tendo sido presente o projecto da linha-férrea de Guimarães a Braga, com a extensão de 28:081,93, elaborado pelo capitão de engenharia José Maria de Vasconcelos e Sá e apresentados pelos respectivos concessionários Cunha & Formigal, há S. M. El-rei por bem, conformando-se com o parecer do conselho superior de obras públicas e minas de 2 de Dezembro último, no qual se declara que esse objectivo é dos mais bem elaborados e completos que têm sido submetidos à sua apreciação, não só aprovar o referido projecto, devendo-se na sua execução atender as indicações do mesmo parecer acerca da modificação d directriz junto da estação de Braga, mas também manifestar o seu agrado pela cuidadosa e perfeita elaboração do mencionado projecto.
1922 — Assassínio
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home