Porquinhos-da-índia abandonados na Citânia
Foram encontrados no passado dia 26, na Citânia de Briteiros, oito porquinhos-da-índia, abandonados junto da terceira muralha, a Norte. Os animais encontravam-se dentro de uma caixa, na qual devem ter sido transportados até ali, e foram encontrados por uma equipa de arqueólogos. Os mesmos recolheram os oito animais (entre os quais duas crias), que foram entregues ao canil/gatil da Câmara Municipal de Guimarães.
O abandono de animais na Citânia de Briteiros tem-se verificado de forma recorrente, particularmente de canídeos, após as épocas de caça. Os animais vão-se mantendo por ali, alimentados pelos visitantes. Devemos aqui reprovar esta prática, não só pela falta de civismo que revela o abandono de animais domésticos, mas também porque os mesmos se podem tornar perigosos para os turistas.
Os porquinhos-da-índia (Cavia porcellus) são roedores originários da América do Sul. Ao contrário do que o nome comum possa sugerir, não são suínos, nem provêm da Ásia. Sendo animais domésticos, dificilmente podem sobreviver sozinhos em zonas selvagens.
2 Comments:
Felizmente, todos estes porquinhos-da-índia foram adoptados e encontram-se em boas mãos.
Um agradecimento a todos os que se preocuparam com o bem estar destes animais.
Sei como é uma responsabilidade cuidar de um porquinho da índia (tenho um casal deles)... Não podemos ficar nem sequer um dia, que, a gaiola já tá bagunçada, sem comida e eles ainda estão sujos (No meu caso)... Dou banho em pó pra eles e troco a serragem á cada dois dias, trocando a comida umas três vezes por dia (Ração, Pepino, tomate, couve-flor)... Pois nem sei como esses conseguiram sobreviver aí nessa caixinha quase sem nenhum cuidado. Porquinhos da índia tem que serem respeitados!!
Enviar um comentário
<< Home