Efemérides vimaranenses: 2 de Novembro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1383 — Florença Anes, viúva de Estêvão Vasques, instituidor da capela de Santo Estêvão junto à porta travessa, lado norte, da igreja de Nossa Senhora da Oliveira, faz testamento em que constitui administrador, das herdades pertencentes à mesma capela, seu sobrinho Martim Gonçalves, abade de S. Clemente de Sande, para, do seu rendimento, satisfazer por sua alma e de seu marido uma missa quotidiana por capelão que rezasse o ofício de finados, e dez libras para casamento de moça parenta, cada ano. Desta capela, vide 9 de Outubro de 1371, sua instituição.
1523 — Alvará do D. Prior de Guimarães, D. Rodrigo Pinheiro, Bispo do Funchal primaz da Índia, em que faz doação, a Salvador Lopes, escudeiro e tabelião, dos jazigos e sepulturas em que na Colegiada, ante o altar de Santa Catarina, jaziam seus pais, para enterro dele, mulher e herdeiros, no qual mandariam dizer por seus capelães as 3 missas cantadas semanalmente que seu pai ordenou. Os jazigos eram desde o degrau do altar ao da porta dos órgãos não saindo do canto da parede da nave direita ao canto da parede do altar, ficando a nave de fora. Esta doação foi por já a ter feito aos pais dele que deram à Colegiada um cálice de prata do valor de vinte cruzados, e uma vestimenta, de quinze cruzados, de damasco e sebasto de trocado, perfeita de tudo.
1726 — Provisão dirigida ao provedor da comarca, a requerimento da Prioresa e religiosas do Carmo, para que mandasse fazer pelos seus ofícios todas as citações e diligencias que as freiras necessitassem para execução da Bula confirmatória do seu mosteiro e profissões, cessatória de todos os pleitos que pendiam em juízo entre elas e o Arcebispo, e de isenção do poder ordinário e sujeição somente aos seus prelados, a qual tinham alcançado. Já tinham obtido em 8 de Agosto deste ano outra provisão idêntica em tudo.
1821 — O Congresso Nacional remete ao Governo um requerimento do provedor da Misericórdia de Guimarães para que procedendo-se às informações necessárias sobre o seu conteúdo (conceder-lhe o convento do Carmo para nele instalar o hospital) e ouvidas as religiosas de que se tratava, ser com brevidade transmitidas as informações e respostas ao mesmo Congresso.
1902 — Foram arrematadas (vendidas) por 60$500 as 3 sacristias!!! De S. José, Senhor Jesus e Santíssimo Sacramento da igreja de S. Sebastião.
1910 — 4ª feira - No comboio da manhã ausentaram-se para Paris as 6 irmãs francesas de S. José de Cluny, que há anos dirigiam internamente o Asilo de Santa Estefânia, por virtude do decreto que em Portugal de novo extinguiu as ordens religiosas.
1911 — Continuação do dia 1 - Neste dia 2 arrolaram a vitrina de duas faces, do tesouro e a sala capitular, estando presentes os mesmos, excepto o escrivão de Fazenda; o D. Prior assistiu com um livrinho seu, de relação das pratas, que depois o dito escriturário lhe pediu e levou consigo. - Continua no seguinte dia 3.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home