Efemérides vimaranenses: 28 de Outubro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1561 — Nasce frei Martinho da Apresentação, D. Abade Geral da ordem de S. Bento.
1568 — O Arcebispo D. Fr. Bartolomeu dos Mártires assina em Braga os capítulos da visitação que em 11 deste mês e ano fez no espiritual e temporal à Colegiada.
1622 — O bispo titular de Nicomédia, D. António dos Santos, coadjutor do Arcebispo administrou o Crisma em Guimarães. Abade de Tagilde.
1716 — Estando em Lisboa o padre Luís de Mesquita, cura coadjutor da freguesia de Nossa Senhora da Oliveira a tratar de uma causa que trazia no tribunal da legacia com as recolhidas de S. José do Carmo, sobre quererem isentar-se da jurisdição ordinária e paroquial, alcança provisão régia concedendo-lhe licença para poder vir à vila de Guimarães, onde há pouco lhe havia falecido seu pai, para tomar conta dos seus bens e satisfazer-lhe os encargos, e nela ficar, cessando o efeito de outra provisão que lhe proibira vir a esta vila.
1724 — No capítulo da província da Soledade, da ordem de S. Francisco, é eleito para um dos cargos de definidores do Minho o padre pregador frei António de Guimarães, o qual, segundo diz o cronista da sua província "era de pequena estatura, mas nas acções um Alexandre".
1839 — O "Periódico dos Pobres" deste dia diz: que morrera da Baronesa de Almargem (em 2-X) e que o marido também estivera muito mal, por ter tomado uma colher de remédio que o boticário lhe trocara, – que no dia 23 do corrente, procedendo-se a uma vistoria em Caneiros a requerimento de uma viúva, o louvado desta quisera dar a sua determinação, que a autoridade lhe dissera que não era assim: e que, dizendo o tal louvado que nem o dinheiro nem os empenhos o convenciam, a autoridade respondera "que haviam paus, punhais e balas"!!! Isto à vista de todos que assistiram à vistoria; - que na freguesia de Fermentões, um cavaleiro que há tempos casara com uma fidalga de Lisboa: por arranjos de família, que lhe dava para ele morar uma propriedade naquele sítio, e da qual era reservatária sua avó paterna, a qual tinha entrado no arranjo do casamento. Ora as casas estavam muito más, tanto que os porcos entravam pela chamada sala de visitas: foi preciso que o tal cavalheiro e esposa as concertassem, por julgarem ser ali sua morada, pois nenhuma condição lhe tinha posto: Porém a avó e parentes, mal pilharam as casas concertadas, puseram o cavaleiro e esposa no andar da rua, e no rigor da estação, sem que eles tivessem onde se recolhessem. Muita gente se reuniu quando a justiça os pôs na rua, e todos lamentavam este acontecimento, a saída foi: 1º uma menina de 4 anos, com um saquinho do seu fato! Seguia-se outra menina de 3 anos, com igual trem! Depois outra de 2 em altos gritos, atrás desta uma criada com uma menina de 1 ano ao colo e uma ama com um menino ao peito! Os pais fechavam a procissão edificante, enquanto os esbirros fechavam as portas no meio das blasfémias do povo, contra os tais parentes, que eram muito católicos romanos e muito tementes a Deus!
1874 — Decreto aprovando e rectificando a escritura lavrada em 17 deste mês, pela qual Simão Gattoi, concessionário do caminho de ferro de Bougado a Guimarães, fez cessão e trespassação da construção deste caminho à companhia fundada em Inglaterra, com a denominação de "Minho district railway company limited", ficando esta obrigada a todas as condições com que fora feita a dita concessão ao dito concessionário pelo decreto de 28 de Dezembro de 1872, modificada pelas desistência feita pelo concessionário em 24 de Fevereiro de 1874 e aceite pelo governo por despacho deste último mês, das linhas das Taipas e de Fafe, compreendidas na concessão feita pelo mencionado decreto.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home