Efemérides vimaranenses: 27 de Outubro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1642 — Carta concedendo Brasão de armas a Jorge do Rego Teixeira de Bezerra, de Viana, filho legítimo de António Teixeira e Catarina do Rego, neto paterno de Jorge Lopes Teixeira, e bisneto de Lopo Dias Teixeira, moradores na quinta do Sobrado de Atães, Basto; neto materno de João Gomes Bezerra e mulher Joana do Rego, moradores em Viana. Armas dos Regos, Teixeiras e Bezerras. Registada na Câmara em 1804 a requerimento do Sargento-mor Manuel Pinto Alves de Carvalho e mulher D. Maria Gertrudes, moradores na rua do Guardal.
1749 — Provisão proibindo que o corregedor dele levassem salários pelos traslados da Pragmática.
1781 — Entra na Congregação de S. Vicente de Paulo, Joaquim José Leite, natural de Vila Nova das Infantas, termo de Guimarães, que veio a ser padre da congregação da Missão e membro da Sociedade Real Asiática de Londres. - Vide 16 de Setembro de 1764. -
1825 — O Cabido delibera que todos os cónegos minoristas que não se ordenarem em tempo competente, tendo 27 anos de idade e 2 de serviço, ou não apresentarem dispensa, sejam descontados da sexta parte do seu benefício, na forma do Estatuto.
1830 — Morreu a mulher de José Manuel botequineiro, vulgo "Vago-mestre", pai, morador no Passeio do Toural. Morreu de 30 e tantos anos e foi sepultada no dia seguinte na capela dos TErceiros. dominicos. P. L.
1846 — "De tarde mandou o administrador do concelho desta vila reunir a polícia da aldeia na Praça do Toural, e depois de estar aí com as armas ensarilhadas até à noite, a mandou para os Quartéis. A vila achava-se em alarme, em consequência de ter chegado a Amarante o Visconde de Vinhais e o Barão do casal ("o visconde de Vinhais ficou e o Barão do Casal é que marchou com a força"). Nota marginal do mesmo noticiarista, com a tropa de Trás-os-Montes, constando do batalhão de caçadores nº 3, regimento de infantaria nº 13 e os regimentos de cavalaria nos. 6 e 7, os quais generais e a supradita força (vide nota supra) marchava sobre o Porto contra a Junta ali instalada. Esta força tinha-se batido junto a Vila Real com uma guerrilha, a qual fez 11 prisioneiros, passando-os todos pela espada". P. L.
1853 — Faleceu no colégio das Missões, em Macau, do qual foi superior 46 anos, o ilustre vimaranense Padre Joaquim José Leite, natural de Vila Nova de Infantas.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home