Efemérides vimaranenses: 22 de Outubro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1577 — O Arcebispo D. Fr. Bartolomeu dos Mártires faz visitação à igreja de São Paio de Guimarães.
1599 — Jácome Fernandes, mercador, e sua mulher Catarina Mendes, da freguesia de S. Paio de Figueiredo, tendo feito uma ermida de S. Roque na dita freguesia, fazem-lhe dotação de 200 réis anuais, impostos na herdade do Carpinteiro, aliás campo do Carpinteiro, sito na mesma freguesia, para fábrica dela.
1645 — É eleito definidor da província franciscana, da Soledade (Capuchos) o padre frei Antão de Guimarães, o qual já duas vezes tinha sido custodio da mesma.
1664 — No paço do D. Priorado de Guimarães os beatíficos padres Leandro Correia e Francisco Ferreira fazem uma escritura, na qual declaram o seguinte: - "Conhecendo eles as mercês da Divina Majestade e como Deus Nosso Senhor foi servido que eles fundassem no monte de Santa Catarina, junto à igreja de São Roque, um lugar devoto com o título de Bom Jesus do Calvário aonde está uma ermida do mesmo Senhor e um cerco aonde outras ermidas com cercas, recolhimentos, hortas e pomares que eles juntaram para melhor ornato do dito lugar, e melhor cómodo dos seus habitadores dotando a referida capela com medidas para a sua fábrica e esmolas das missas que nela mandam dizer, e porque a conservação de semelhantes casas de devoção necessita do amparo e protecção de pessoas em cujo ânimo se conservam, e vendo o senhor D. Diogo Lobo da Silveira, sumilher cortina do senhor rei Dom João quarto, e do senhor rei Dom Afonso sexto, Dom Prior da Insigne e Real Colegiada de Nossa senhora da Oliveira desta vila de Guimarães, que só podem ser firme defesa segurando-lhe a conservação e perpetuidade do serviço de Nosso Senhor que eles ditos padres pretendem se continuem no mencionado lugar de hoje por diante, escolhem por seu protector ao referido senhor Dom Prior, o que lhe pedem para aceitar, e lhe cedem e trespassam para maior segurança todo o direito necessário para a dita protecção e para ele senhor Dom Prior poder conservar ao citado lugar e a todas as suas pertenças qualquer pessoa que assim o quiser usurpar ou encontrar com tal declaração e comissão; que o mesmo senhor Dom Prior por sua morte, lhe havia de nomear protector qual sua senhoria vir que é mais conveniente e mais zeloso ao serviço de Deus e mais favorável para os mesmos padres e seus sucessores.
1680 — 14 moradores das freguesias de Serzedelo, de S. Martinho e S. Tiago de Candoso, Nespereira e Urgezes, fazem procuração por uma causa de agravo que do juiz e vereadores desta vila tinham interposto para a Relação do Porto, "sobre mandarem mudar a feira de Santo Amaro para esta vila e mandarem apregoar se ficasse nela todas as pessoas que comprassem ou vendessem".
1835 — Portaria – Tesouro Público - 3ª Repartição - Sendo presente a S. M. F. a Rainha o ofício do governador civil de Braga, datado de 28 de Setembro último, em o qual remeteu cópia do que o sub-perfeito de Guimarães dirigira no 1º do dito mês ao perfeito da província do Minho, pedindo o dormitório novo do extinto convento de S. Francisco da dita vila, para servir de casa de audiência e mais funções do juiz de direito daquele julgado, e que pelo mesmo juiz e respectiva câmara municipal tinha sido indicado para esse fim: manda a mesma Augusta Senhora, pelo tribunal do tesouro público, declarar ao sobredito governador civil, em resposta ao seu citado oficio, que sobre aquele objecto deve o mencionado juiz de direito representar pelo ministério dos negócios eclesiásticos e de justiça, para que, depois de feita pelo respectivo ministro à estação competente a necessária requisição, se possa deliberar conforme o exigirem os interesses da fazenda e o bem do serviço. Tesouro público, em 22 de Outubro de 1835. - José Pereira de Meneses – Marcelino Máximo de Azevedo e Melo.
1838 — Em o "Periódico dos Pobres" deste dia, lê-se: "Anúncios. Mr. Mouvemant, com loja de quinquilharias, faz saber no respeitável público que ele tem para vender uma máquina de destilar eleições oferecida ao Povo Soberano pelo seu autor J. F. (deve ser o José Fortunato Ferreira de Castro. F.). Esta máquina, que trabalha a cacete e a punhal, acaba de ser ensaiada com feliz sucesso em Guimarães na presença das Autoridades Civis e Militares. Ela serve para eleição de Câmaras, Juízes de Paz, Juízes Ordinários, Junta do Distrito, Estados-maiores, etc. Quem quiser comprá-la, para ver o modelo que está patente no armazém eleitoral da Viela da Neta". - "Milagres da Bernarda. Em Guimarães há um alfaiate, por alcunha o Grenha, que é Escrivão do Juiz Eleito da freguesia de S. Sebastião! do Juiz da Paz em S. João das Caldas! e Oficial de Diligencias do Administrador do Concelho!!! São três chapéus para uma só cabeça!" - "Na mesma villa o Snr. Francisco José de Faria é Escrivão do Juízo de Direito; escrivão do Juiz da Paz na freguesia da Oliveira! e na mesma freguesia Escrivão do Juiz Eleito!!! E o Snr. Bizarro é Escrivão do Juiz da Paz na freguesia da Costa, e oficial de Diligências na Câmara!!!".
1873 — A Câmara delibera que a arcada do claustro de São Domingos seja numerada antes de ser removida e arrumada para a Praça Nova do Mercado, e o vereador José Joaquim da Costa "o Bago Mestre", propõe que ela seja aplicada ao novo cemitério em construção na Atouguia.
1902 — A Câmara delibera: promover a troca da capela do antigo cemitério pela de Santa Luzia, ficando, todavia, sempre com o encargo do legado de venerar a imagem do Senhor da Boa Morte; - remover para o cemitério público da Atouguia, para a vala comum, todos os restos mortais que se encontrem no antigo Campo Santo que não sejam removidos por quem de direito lhes pertençam, dentro de 30 dias contados da data do anúncio. O anúncio saiu com data 28 deste mês.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home