Efemérides vimaranenses: 27 de Outubro
Ao Presidente Loubet
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1621 — Foi proibido lançar porcos à rua, de noite, ou outros animais, sob pena de 2$000 réis pagos na cadeia.
1627 — Foi taxado o arrátel de porco bom a 18 réis e porca a 15 réis.
1669 — É dado sentença em Coimbra pelo licenciado
1743 — A mesa da Ordem 3.ª
1830 — Ilumina-se toda a cidade, muito morteiros, foguetes do ar, repiques, e o povo dá vivas com grande entusiasmo por chegar neste dia a notícia (verificando-se mais tarde ser falsa) que o Imperador da Áustria havia nomeado embaixador para Lisboa. P. L.
1841 — Lei concedendo autorização ao governo para doar à câmara de Guimarães o convento
1853 — A mesa e definitório da Misericórdia em sessão a que assistiram os facultativos do seu hospital, apreciando todos o ofício do governador civil, de 24 deste mês, recomendando desde já todos os preparativos e providências para nele serem recebidos e tratados os doentes que fossem atacados do cólera morbus, delibera responder-lhe: que tal moléstia não devia ser tratada no mesmo edifício para não se comunicar aos mais doentes, nem o hospital tinha cómodos para mais movimentos de enfermos que o ordinário; e para tal moléstia era conveniente estabelecer o hospital em outro edifício, ou para melhor em mais um edifício situados em pontos opostos, não só para que a aglomeração de doentes fosse pequena, mas poderem ser recolhidas mais próximo de onde tenham o ataque e assim mais prontamente receberem os socorros.
1878 — Domingo - Foi arrematado o palacete do Toural e diversos bens rústicos das freguesias de Conde e Creixomil, por execução judicial do Banco de Guimarães feita ao morgado do Toural, João António Vaz Vieira da Silva Melo Alvim e Nápoles e mulher.
1887 — A Câmara resolve que o antigo terreiro
1905 — Um grupo de republicanos de Guimarães publicou um jornal pequeno na dimensão "Ao presidente Loubet".
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home