Efemérides vimaranenses: 23 de Outubro
Aurora boreal
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1216 — Foi feita em Benevento a 1ª concordata entre a igreja de Braga e a de Guimarães, sobre jurisdição. - Vide Vimar. Monum. Histor. nº 179, fl. 128.
1576 — O Arcebispo, D. Fr. Bartolomeu fos Mártires, visita pela segunda vez a Colegiada e povo da vila, e, além de outras determinações, manda observar o decreto do concílio provincial que, ordena aos cónegos que não saibam cantar, o aprendam, isto debaixo de penas, e igualmente os que forem pouco peritos na língua latina e dêem erros na sua leitura.
1619 — A Câmara deliberou mandar consertar a ermida de S. Lázaro, de que era administradora, fazendo-se a seguinte obra: "a igreja da banda do vendaval toda precintada de cal e telha e da banda do sul que vem para a rua precintada de três carreiros de telha e cal e concertar o carreiro debaixo do alpendre da crasta que está sobre a grade pelo cume com seus telhões grandes".
1688 — Alvará régio concedendo para a obra da nova capela-mor (actual) da Colegiada mais cinco mil cruzados de esmola, que o provedor da comarca faria entrega ao tesoureiro da obra, do dinheiro procedido dos efeitos dos novos direitos que estava em poder dos tesoureiros Domingos de Freitas e Dâmaso da Costa, bem como lhe entregaria mais mil cruzados que a fazenda real devia a D. José de Meneses, ex-D. Prior, do empréstimo tomado ao dom priorado quando esteve vago antes da posse do dito D. José de Meneses, de cuja quantia ele fez esmola para a mesma obra, e estava em poder dos referidos tesoureiros, entrega esta resolvida pelo decreto de 9 de Outubro de 1688.
1693 — Diogo Jorge de Seixas, natural desta vila de Guimarães, estando em Lisboa, escreve com muita boa caligrafia, em livro com folhas de pergaminho, os privilégios da Misericórdia da dita cidade, que também gozavam as congéneres, o qual livro se guarda no arquivo da de Guimarães, para a qual foi escrito.
1792 — Em sessão camarária o Senado propôs à Nobreza e Povo "a representação que haviam feito a S. Majestade para o Senado assistir ao plano de todos os edifícios e obras públicas que se fizerem nesta vila, para ficarem os mesmos edifícios com prospecto, com regulamento, assim na mesma forma que se pratica na cidade do Porto pelo Senado dela": por todos " foi declarado que era justa a mesma representação, com utilidade ao público e bom prospecto e formosura dos novos edifícios que se devia fazer com assistência deste Senado para dar o plano e risco deles".
1846 — Hoje e nos 2 seguintes houve preces na Colegiada e Conventos de freiras para que Deus Nosso Senhor desse sol, para se poderem fazer as colheitas; pois ainda estavam muito atrasadas. P. L.
1870 — Aurora boreal - Às 8 e meia horas da noite viu-se ao norte de Guimarães este fenómeno, pouco vulgar no nosso país, que encheu de pânico o povo sempre atreito a explicar tudo pelo sobrenatural.
1882 — Principia a funcionar o novo instituto escolar, fundado pela
1892 — É reeleito por 4114 votos o nosso deputado João Castelo Branco, que vai quarta vez ao parlamento.
1892 — Saiu o anúncio, por segunda deliberação da Câmara Municipal, para serem exumadas as ossadas existentes no antigo Campo Santo.
1910 —Domingo - Ao fim da tarde grande povileu no Campo da Feira para ver a retirada do Colégio de N. Sra. da Conceição que fora mandado fechar por ser dirigido por irmãs hospitaleiras, que a república expulsava.
1920 — Saiu o 1º nº do jornal " Baluarte", órgão das classes operárias de Guimarães.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home