Efemérides: 28 de Outubro
Alegoria à primeira Constituição Portuguesa
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1306 — O chantre de Guimarães, Martinho Garcia, com procuração do seu Cabido de 12 deste mês, fez doação ao arcebispo de Braga, D. Martinho, de todo o direito e padroado que o dito Cabido tinha na igreja de S. Paio de Fão, e o dito arcebispo anexou e uniu à mesa do Cabido de Guimarães as igrejas de S. João de Ponte, Santa Maria de Silvares, S. Tiago de Candoso, S. Martinho de Conde, Negrelos (Paraíso).
1577 — Alvará de El-rei D. Sebastião renovando a concessão da esmola de 30$000 réis anuais, paga pela renda da imposição dos vinhos desta vila às freiras de Santa Clara para as obras do convento.
1607 — A mesa da Misericórdia delibera que nas suas procissões seja levado o Crucifixo por um dos capelães da Casa, vestido com sobrepeliz, e não pelo escrivão da mesa, por ser assim mais decente e se o uso nas mais Misericórdias do Reino.
1672 — Às 10 horas da noite morre o chantre de Guimarães, Bento de Freitas da Silva, natural desta vila, filho de Paulo da Silva, infanção de Guimarães. Em 2 de Outubro de 1670, na nota de Domingos Coelho, fez perfilhação de Miguel de Freitas da Silva e Maria de Freitas da Silva, que sendo sacerdote e chantre houve de Ângela de Araújo, solteira, ainda viva
1808 — Principiou neste dia o triduo de acção de graças e aplausos públicos que o D. Prior e Cabido ordenaram pela restauração de Lisboa, notícia que lhes fora comunicada pela Junto do Supremo Governo do Reino, no Porto. Neste primeiro dia houve solene, com exposição do Santíssimo, celebrando o cónego arcediago de Vila Cova, acolitado por 2 cónegos, assistindo o Cabido, Senado, Juiz de Fora, Corregedor, Desembargador, Provedor e todos os ofícios de justiça, vestido à corte, além de todos os cavaleiros das ordens militares, nobreza, clero regular e secular, e muito povo. Pregou, depois das vésperas a grande orquestra e completas a cantochão e órgão, o padre mestre frei António de Moirelos, da província da Soledade.
1822 — A câmara oficia dando parte da sua instalação e felicitando o Soberano Congresso, e El-Rei constitucional pelo acabamento da constituição. São duas as felicitações; uma ao Soberano Congresso e outra a El-rei constitucional.
1823 — Nasceu na casa de Sá,
1846 — "Reuniu nesta vila um grande número de homens da aldeia com armas e paus, os quais foram conduzidos pelos seus competentes regedores, por estes terem tido ofício do administrador do concelho para apresentar um de cada casa. Foram abotelados pela vila. Às Trindades saiu o escrivão Ribeiro (do Juízo de Direito) com uma parte desta gente e 3 cargas de pólvora na direcção de Freamunde, para onde se dizia que estava a tropa do Barão do Casal, que tinha vindo de Trás-os-Montes, a favor do governo da Rainha e contra a Junta instalada no Porto".
1856 — Inaugurou-se o primeiro caminho-de-ferro em Portugal.
1877 —Domingo - De tarde foi ofertado ao Senhor dos Passos, do Campo da Feira, um círio de 58 quilos, promessa de um devoto, indo de casa deste, da rua de……. exposto num caixão, acompanhado de uma banda de música, o que fez atrair muita gente ao Campo da Feira.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home