Efemérides vimaranenses: 30 de Outubro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1531 — A Câmara deliberou "que daqui em diante se não guardem as portas (da vila) e estejam abertas e que os almotacés provejam as estalagens que não venham de lugares impedidos".
1553 — El-rei D. João III manda levar em conta ao tesoureiro da casa da moeda de Lisboa 60$000 réis que por seu mandado deu ao vimaranense João Gonçalves, cavaleiro da sua casa, que fez obrigação a na dita casa da moeda fazer um engenho que até agora não fez, e se o não fizer tornará a entregar tal dinheiro. Arch. da casa da moeda de Lisboa, liv. 1, fl. 13. - não há notícia de João Gonçalves haver sido abridor de cunhos na casa da moeda de Lisboa, mas o alvará de 28 de Novembro de 1566 nomeia-o "pela experiência e prática que tem das coisas da moeda, para o ofício de guarda das fornaças da mesma casa, com 4$000 reais por ano, conforme o regimento" . - Id. Liv. 1, fl. 48. -
1599 — Tendo o padre Brás de Leiva Prego de Montãos instituído um morgado, do qual era dependente uma capela de missas estabelecida na igreja de Santa Clara de Guimarães, determinou, por testamento feito nesta data, que os seus testamentos fundassem na igreja de Santa Maria do Souto, ou onde mais cómodo lhes parecesse, uma capela, para a qual seriam traslados os seus ossos, celebrando-se nela mensalmente, "in perpetuum", três missas, a que ficaria obrigada a sua herança, sendo administradores deste vínculo seu sobrinho Salvador Lopes Prego e sucessores. O padre Brás de Leiva Prego de Montãos era filho legitimado de Rui Saco Prego e de Branca Vieira, moradores na caso do Paço, freguesia de Freitas, de que actualmente representante o dr. António Coelho Mota Prego.
1830 — No Porto embarcaram no iate "Anjo da Paz" 17 réus dos que estavam julgados pela Alçada, um deles era o Padre José Lopes de Faria, por alcunha o Bicho, coajutor da freguesia de S. Martinho de Candoso, natural da de Alagoa, comarca de Trancoso, degredado por 6 anos para a Ilha o Príncipe, no dia seguinte saiu o iate para Lisboa, e iam guardados por uma escolta de infantaria nº 12, afim dali seguirem para os degredos.
1832 — O corregedor manda embargar todos o damasco das Irmandades (para não o emprestarem para fora da vila) para adorno das janelas da casa da sua aposentadoria, que no caso de que o sr. D. Miguel viesse a esta vila. Neste mesmo dia são intimados os armadores de Guimarães para irem para Valongo fazer arcos e outras armações para a chegada do sr. D. Miguel e das sras. Infantas. P. L.
1845 — Escritura em que a Misericórdia, na sua nota, concede licença às Ordens Terceiras de S. Francisco e de S. Domingos para poderem enterrar os seus confrades pobres que morressem nos seus hospitais, sem por isso lhe pagarem os 1$800 réis de Tumba como lhe pagavam pelos mais confrades que enterravam, alterando assim, em parte o contrato que as mes três corporações haviam feito em 13 de Abril de 1825.
1872 — Portaria do Ministério das Obras Públicas concedendo à Câmara de Guimarães o subsídio de 1:578$723 réis, terça parte do total cercado para a construção do lanço da estrada municipal de Guimarães a S. Torcato, situado entre Guimarães e Madre de Deus, no cumprimento de 2:220m, 62.
1876 — Faleceu em Lisboa o vimaranense António José Leite Guimarães, barão da Glória.
1884 — A Associação Comercial representa a El-rei pedindo que a conclusão das malas do correio do sul seja feita pelo caminho-de-ferro de Guimarães, no que havia dificuldade (tendo sido isto pedido ao ministro das Obras Públicas e o director geral dos correios, telégrafos e faróis haviam dito (os dois) que o único embaraço era custar mais 412$150 réis do que na carroça) oferecendo para isso a dita quantia de 412$150 réis.
1891 — Incêndio na casa do Bairro de Baixo, em Fermentões, morreu uma junta de bois e um porco; os bombeiros voluntários das Taipas compareceram lá e trabalharam no rescaldo.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home