Efemérides vimaranenses: 5 de Setembro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1641 — Carta régia dando instruções ao juiz de fora para com brevidade se fazer repartição, lançamento e cobrança da contribuição subsídio de guerra votado em cortes para as levas de 20 mil infantes e 4 mil cavalos para defensão do reino. -
1780 — Faleceu de desastre que teve no corte de uma lenha, por lhe cair um pau grande sobre o corpo, no tojal, perto de Matos de Cima, freguesia da Costa, António de Almeida "o Capucho”, viúvo, de Urgezes, e era criado da casa de Vila Pouca. Foi enterrado na igreja de S. Francisco.
1811 — Em vereação foi deliberado, que tendo-se ausentado da vila e termo o escrivão da Câmara, António Bernardino de Abreu Vale, há mais de 8 dias, sem pedir licença à Câmara, nem ao juiz de fora, presidente dela, "faltando assim ao que lhe é determinado em seu regimento e incorrendo nas penas que pelo mesmo lhe são impostas, que se participasse isto mesmo ao dr. Corregedor da comarca para ele prover o ofício na forma da lei em pessoa hábil e capaz de o servir e isto com a maior brevidade possível em razão da necessidade que há de se prosseguirem os lançamentos da décima e contribuição na forma da última portaria do governo."
1832 — Andou a justiça do juiz de fora desta vila a embargar esteiras por casa dos mesteirais e rufinas (certas drogas) por casa dos armadores. Estas últimas eram para cartuchos de peça de artilharia do exército do sr. D. Miguel. PL.
1856 — "O Lidador", jornal portuense diz ter recebido o 1.º número do novo periódico que se publica em Guimarães e que se denomina "Thesoura de Guimarães". Que seja bem aparecido e que tenha muito larga vida para "thesourar" bem os vimaranenses que o merecem.
1909 — Romagem e grande peregrinação à Penha.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home