Efemérides vimaranenses: 1 de Setembro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1225 — É datada deste dia e em Lamego a primeira carta de irmandade que fez o Cabido da mesma cidade com o de Guimarães. - Vimaran. M. H. doc. 208, fl.194.
1572 — D. Maria , viúva de Simão de Mello, faz doação de um mil réis anuais à confraria de Nossa Senhora, S. Francisco e S. Miguel o Anjo, com obrigação dos oficiais fazerem pagar 100 medidas de pão aos frades de S. Francisco e ter cuidado de saber se eles cumpriam as 100 missas a que eram obrigados. Tudo era anual e pensionado em propriedades da freguesia de S. Salvador de Briteiros; a confraria existia na igreja de S. Francisco e hoje é irmandade de Nossa Senhora do Ó.
1622 — Carta do colector de Roma em Lisboa, pedindo ao arcebispo de Braga que não visitasse Guimarães enquanto o Papa não resolvesse este caso.
1689 — Em sessão de mesa da Misericórdia o provedor manda chamara os capelães do coro e faz-lhe ciente das queixas que recebia de todos os habitantes da vila, referentes a irregularidades nas suas obrigações, e sobre dizerem muito cedo a missa do dia; foi resolvido que dissessem a missa nos domingos e dias santos, nos meses de Outubro a Março, depois das 10 horas e nos restantes meses depois das 9, e também foram tomadas providências sobre as outras irregularidades.
1832 — O juiz de fora manda embargar nas lojas de ferragens desta vila, serras, grandes e pequenas, enxós e verrumas, etc., para mandar para o exército do sr. D. Miguel, por assim lho haverem requisitado. PL.
1846 — Ainda tornou a reviver o fogo do dia 30 para a parte do Toural, comunicado pelo grande braseiro que estava nas casas do Xavier, sendo preciso lançar-lhe uma grande porção de água.PL.
1912 — Às 5 horas e 40 minutos da manhã, foi levada por 6 valentes carpinteiros no andor (base ou cabaço) de Nossa Senhora da Oliveira, sem peanha nem armação, a imagem grande de Nossa Senhora da Conceição, que há anos estava à veneração na igreja do Campo da Feira, por Belos Ares, para a Penha, onde ficou permanente. Foi sem ornato nem acompanhamento algum.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home