Efemérides vimaranenses: 31 de Agosto
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1596 — Sentença da Relação do Porto decidindo que o provedor se não intrometa nas cousas do governo da Câmara. Era provedor Heitor Homem Botelho e procurador do concelho Gaspar Gomes. (Sobre mandar soltar uma presa e sobre os rendeiros do reguengo.)
1605 — Toma posse do D. Priorado de Guimarães D. Pedro de Castilho, capelão-mor de El-rei e seu esmoler-mor, conselheiro de estado, presidente do Desembargo do Paço, governador de Alcobaça e vice-rei de Portugal, que veio a ser bispo de Angra e Leiria.
1786 — Breve de Pio VI, concedendo que todas as missas que a Ordem Terceira de S. Francisco de Guimarães mandar celebrar pela alma dos seus irmãos, em cumprimento dos seus estatutos, gozem a graça de altar privilegiado onde quer que sejam celebradas.
1823 — Neste dia houve a 3ª e última corrida de touros, precedida de um baile (uma vistosa dança) feito pelos estudantes, o qual percorreu todas as ruas, em honra do Visconde de Azenha, Martim Correia, pela sua chegada de Lisboa no dia 16.
1859 — A mesa da Misericórdia fez celebrar ofício e missa em sufrágio da rainha D. Estefânia.
1889 — Às 5 horas da tarde houve um princípio de incêndio na chaminé do (convento) das Capuchas, que logo foi apagado, não chegando as bombas a trabalhar.
1890 — Reúne a Associação Comercial para tomar resolução de manifestação de agradecimento a quem mais se distinguira em serviços prestados para a consecução da restauração da Colegiada e construção da avenida para a estação de Vila Flor. Foram aprovados projecto de mensagens e as propostas para serem aclamados sócios honorário os ministros das Obras Públicas e da Fazenda; votos de louvor a diversas pessoas que prestaram valiosos serviços, consignadas na acta, aos ministros da Fazenda, da Justiça, das Obras Públicas, ao Conde de Margaride, Francisco Agra, Visconde de Sendelo, dr. Avelino da Silva Guimarães: aclamados sócios honorários, além dos conselheiros Lopo Vaz e Arouca, o Francisco Agra, Conde de Margaride, Visconde de Sendelo e António de Moura Soares Veloso. Sobre a pretensão dos empregados do comércio de Lisboa, para a folga aos domingos, foi resolvido autorizar a direcção a proceder conforme o fizessem as outras associações do país. As mensagens foram uma para os ministros da fazenda e da justiça, com respeito à Colegiada, e outra para os ministros da fazenda e obras públicas, com respeito à avenida de Vila Flor.
1903 — No salão da Associação Artística Vimaranense reuniram os industriais de curtumes, desta cidade e de S. Torcato, e tomaram algumas resoluções para obter a reforma das novas e pesadíssimas contribuições que lhe pretendiam lançar neste ano. Em 3 de Setembro voltaram a reunir-se e aprovaram a representação que tinham deliberado enviar ao Governo.
1910 — Reuniram no Porto bastantes artistas vimaranenses lá residentes, tratando de assuntos relativos à sua e nossa Penha.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home