Efemérides vimaranenses: 28 de Agosto
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de
1281 — Foi apresentado Prior, do Mosteiro da Costa, João Martins.
1542 — Alvará de El-rei D. João III, dando a vila de Guimarães, na forma do alvará de 2 de Setembro de 1536 à infanta D. Isabel.
1643 — O capitão-mor de Guimarães, Pedro Vaz Cirne de Sousa, certifica que "o cónego Cristóvão Ferraz com a companhia dos privilegiados de Nossa Senhora da Oliveira de que era capitão, se achou com grande ânimo e zelo no serviço de S. Majestade na vila de Melgaço na ocasião em que o general D. Gastão Coutinho mandou conduzir a gente de toda a província, aonde me achei com o meu terço para que se viesse o inimigo o rebatesse enquanto a mais soldadesca foi desfazer os redutos de Lamas de Mouro; e o sobredito reverendo cónego cumpriu com muita pontualidade, assistindo todo aquele tempo pessoalmente com sua companhia; e do mesmo modo na outra ocasião que o mestre de campo Violle de Athiz fez na entrada por Castro Leboreiro ordenando ao dito reverendo cónego capitão que com seus privilegiados fosse guardar o castelo e vila de Melgaço, e o fez com grande cuidado, e na dita vila por espaço de 10 dias à sua conta assistiu com cavalos e criados mostrando no serviço de S. Majestade muito zelo e vontade, e em todas as mais ocasiões e rebates que houve nesta vila, e em toda a parte mostrou a fidelidade e devoção do serviço de S. Majestade, e é merecedor de toda a mercê que lhe for feita."
1661 — Nasce frei António de S. Miguel, autor de algumas obras de merecimento.
1672 — Primeira missa celebrada no recolhimento de Val-de-Donas, origem do convento das Capuchas.
1746 — Domingo. A Ordem Terceira de S. Domingos faz mudança da imagem do Senhor dos Aflitos para o oratório da sua sacristia e festeja o seu patriarca S. Domingos com exposição do Santíssimo, de manhã e de tarde, e procissão de tarde, para cujos convidou a ir assistir tomando parte neles a Mesa da Ordem Terceira de S. Francisco.
1758 — Ordem régia para o director da Torre do Tombo mandar tirar uma cópia autêntica do privilégio concedido aos foreiros de Nossa Senhora da Oliveira e às pessoas que nela serviam, bem como do tombo que havia dos ditos foreiros, chamado das Tábuas Vermelhas, e remeter a cópia á secretaria de estado dos negócios estrangeiros e da guerra, para ser presente a El-rei.
1831 — Sai a ronda de S. Miguel e chegando ao Salgueiral aí principia uma grande desordem armada por alguns voluntários realistas desta vila, a qual veio acabar
1849 — Decreto nomeando D. Prior de Guimarães, a D. Marcos Pinto soares Vaz Preto, esmoler-mor, pregador da rainha D. Maria II, e comendador de S. Tiago da Espada. A dignidade de D. Prior estava vaga pela anulação da nomeação e posse de Manuel Teles da Silva.
1853 — A Ordem 3ª dominicana fez uma grande procissão com as imagens de Santa Rosa, Santo Afonso, S. Domingos e S. S. Coração de Mara, levando muitas figuras da sagrada escritura e coros de música, vindo incorporar-se nela a mesa da Ordem Terceira da Trindade, do Porto, a qual franqueou o seu riquíssimo pálio, que foi conduzido na procissão por cónegos da Insigne e Real Colegiada, vestimentas de andores, etc. o povo era muitíssimo, estava tudo embandeirado e as janelas endamascadas.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home