Efemérides vimaranenses: 25 de Agosto
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1606 — Simão Afonso de Carvalho, arcediago de Sobradelo e cónego prebendado da Colegiada, faz procuração na nota de António Dias Maceiro para uma causa tirada ou tomada ante o senhor patriarca com o juiz dela, ante ele constituinte e o promotor da cidade de Braga.
1642 — Procuração da Câmara nomeando procuradores às Cortes de Lisboa, Manuel Pereira da Silva, fidalgo cavaleiro professo de Cristo e o dr. João de Guimarães, para efeito de se tomar o assento e meio mais conveniente para a contribuição com que os povos haviam de acudir para as despesas das guerras, conforme a carta de S. M. para eleger 2 procuradores, os quais nelas assistam e representem a eles constituintes e a nobreza e povo desta notável vila " e sobre o meio e conveniência que se há-de tomar nas ditas contribuições e mais coisas que S. Majestade for servido ordenar que nas ditas cortes se tratem e averiguem".
1657 — Em vereação foi deliberado que se pusesse em pregão o concerto da igreja de Santo André, assim de pedraria como reparar os telhados.
1821 — É reeleito (7ª vez) por 41 votos, sendo 70 votantes, e foi o .4º em votação, para um dos 4 lugares de secretário do Congresso Nacional, o bacharel e vimaranense João Baptista Felgueiras.
1830 — Provisão remetendo o tombo velho da Comenda de S. Martinho de Sande para ser guardado no arquivo da Câmara a fim de ser consultado pelo juiz de fora, encarregado da identificação dele e finda ser enviado ao tribunal da Mesa da Consciência.
1835 — De madrugada foram presos alguns indivíduos tidos e havidos por ladrões os quais se vinham recolhendo para a vila. A polícia foi que fez estas prisões por denúncia que houve de que nesta noite saía uma grande malta de ladrões, para fazer um roubo em Agra, S. Torcato. Entre os indivíduos que foram presos, foi um o Lumbela ex-frade franciscano. PL. - Do registo da correição consta entrarem a 24: António José Vilas Boas, desta vila e José Ferreira de Castro, de S. Romão de Arões, e em 25: Padre João António de Oliveira (O Lombela) e José Pinto, desta vila, Joaquim Ribeiro de Alvarenga e Joaquim da Silva Moreira, de Creixomil, estão todos num só assento, e foram todos para a Relação em 21 de Dezembro deste ano por ordem do juiz de direito.
1847 — Saiu em procissão da igreja das Dominicas a milagrosa imagem do Senhor de Infias, que por causa da grande seca que havia, tinha vindo para aquela. Foi acompanhado por imenso povo, tanto da vila, como da aldeia, assim como com as mesmas Irmandades que a tinham acompanhado para a vila. A procissão foi festival e seguiu o mesmo caminho que tinha seguido quando veio. P.L.
1883 — Marcha para o Porto um piquete de 15 bombeiros voluntários para tomarem parte na festa com que a companhia de bombeiros voluntários daquela cidade soleniza o a aniversário da sua instalação.
1893 — O Cabido agradece, por escrito, ao Franco Castelo Franco e Francisco Ribeiro Martins (Agra) a conversão o Convento de Santa Clara para seminário de Nossa Senhora da Oliveira.
1897 — Em sessão de Câmara, devido ao ofício dirigido em 21 pelo administrador do concelho e com assistência desta autoridade, compareceram, a convite do presidente, os médicos da cidade e aconselharam os meios precisos para o saneamento da cidade.
1904 — Alvará concedendo o uso do brasão de armas ao Conde de Paçô vieira, então ministro das Obras Públicas.
1911 — Decreto cedendo à Câmara " a parte do antigo convento de Santa Clara" de Guimarães, "onde estava instalado um seminário, a fim de nele se estabelecer um internato para estudantes menores. 2º - Esta concessão é feita a título provisório, até que definitivamente se dê àquele edifício algumas das aplicações designadas em qualquer dos 4 números do art.º 104 do decreto de 20 de Abril último". Está assinado por António José de Almeida e Afonso Costa.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home