Efemérides vimaranenses: 22 de Agosto
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1581 — O arcebispo D. frei Bartolomeu dos Mártires, neste dia e nos seguintes faz visitação à paroquial igreja de S. Sebastião de Guimarães.
1592 — O dr. Gonçalo Dias de Carvalho, do Conselho de Sua Majestade, dá 500 cruzados de esmola aos frades de S. Francisco para as obras (claustro) do seu mosteiro.
1592 — O Cabido delibera mandar pessoa de confiança opor-se na demanda que corria entre o Arcebispo e o D. Prior D. João de Bragança, sobre a residência do D. Priorado que este queria fazer simples, o que era para a igreja grande prejuízo.
1647 — O provisor e vigário geral de Braga, sede vacante, aprova os segundos estatutos da Irmandade de Nossa Senhora da Consolação, passando-lhe provisão de confirmação; tinham sido examinados em Braga pelo dr. Miguel Pinheiro Correia, por mandado de 29 de Janeiro deste ano, o qual em 21 de Fevereiro deu parecer favorável.
1778 — Carta do Visconde de Vila Nova da Cerveira, secretário de estado, por ordem régia, ao juiz de fora para se proceder à mudança dos açougues para fora da vila por causa dos prejuízos que podem advir. O juiz de fora, em ofício de 22 de Setembro de 1778 ao Cabido, participa-lhe a comunicação supra e previne que, feita ela, não mais será consentido dentro da vila o açougue do Cabido.
1789 — O D. Prior D. Luís de Saldanha e Oliveira, festeja com grande pompa, neste dia, os anos da Morgada de Oliveira, sua sobrinha, o que não houvera lugar no dia 15 deste mês por causa da festividade da sua e nossa padroeira, Nossa Senhora da Oliveira.
1822 — Juntou-se a filha de Francisco Xavier e Maria Narcisa com o seu marido Fortunato Cardoso morgado do Proposto.
1841 — Houve uma grande festa à Senhora dos Remédios, junto à Estrada Nova, a qual mandou fazer Fortunato Pereira Ribeiro, negociante do Porto e natural desta vila. A festa foi de manhã e de tarde, saindo de tarde em procissão a Senhora e juntando-se um arraial de povo como poucas vezes se costuma ajuntar, havendo muito fogo preso e solto. Esta festa tinha novenas e foi por uma promessa que tinha feito o supradito Fortunato Pereira Ribeiro. PL
1843 — Andando uns homens a tirar saibro junto a um caminho que vai do Souto dos Mortos, na freguesia de Creixomil, para o lugar do Pinheiro, na mesma, desabou um pedaço de terra, junto com algumas pedras e caiu sobre um menino de 2 anos e meio, o qual foi tirado morto debaixo da terra, ficando outro mal tratado, os quais estavam ao pé do homem que tirava o saibro, escapando este por se retirar a tempo, e mais os bois que estavam com o carros. PL.
1876 — Decreto autorizando a Câmara de Guimarães a levantar um empréstimo de 48 contos de reis, com a seguinte aplicação: 28:571$513 réis para pagamento dos saldos em dívida dos empréstimos anteriores; 15:295$200 réis para conclusão das obras do cemitério público; 4:133$287 réis e quais quantias que sobrassem das duas aplicações anteriores para a continuação das obras do novo cemitério.
1915 — Reuniu a Associação Comercial para se pronunciar sobre a regulamentação das horas de trabalho para a classe comercial e resolve acatar a dita regulamentação em vigor.
1918 — Saiu o jornal, em formato pequeno, "5 de Dezembro", quinzenário, defensor da causa sidonista; director Guilherme B. Leite de Faria, editor J. de Sousa Pinto.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home