Efemérides vimaranenses: 17 de Agosto
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1570 — Manuel de Barros e Gonçalo Dias de Freitas, moradores nesta vila, disseram que o presidente da alçada de El-rei, de rio Tejo até à raia de Castela e Galiza os provera de ofícios, àquele de juiz dos órfãos e a este de escrivão dos mesmos, desta vila, por 6 meses, para o que davam fianças, na nota de Manuel Gonçalves.
1596 — Em audiência da Inquisição de Lisboa compareceu D. António de Ataíde, de 32 anos de idade, alcaide-mor de Guimarães, aposentado em casa de D. João da Costa e denunciou Gabriel Rodrigues, cristão-novo, penitenciado, por ter dito que os inquisidores é que ensinavam ser judeu, e que lhe confessara o que nunca tinha feito, só para o não matarem. Também denunciou um franciscano por causa de certa proposição num sermão, o que foi ouvido também pelo Barão (?), por D. Miguel d'Alencastre, por D. Duarte d'Alarcão(?) de Santarém..
1743 — É notificado aos vereadores e procuradores do concelho, pelo seu escrivão Fernando Peixoto do Amaral, a provisão d'El-rei D. João V, datada de 25 de Fevereiro de 1743 que extingue a obrigação vexatória que tinham os moradores das freguesias de Cunha e Ruílhe de vir varrer a Praça e açougue da vila de Guimarães na véspera de 7 festas do ano, obrigação que fora imposta por El-rei D. João I aos habitantes da vila de Barcelos. A provisão e a notificação que estão transcritas no livro 5º do registo da Câmara a folhas 62 a 64, acham-se copiadas no vol.5º, nº 4, da Revista de Guimarães. Por tais documentos vê-se que foi neste dia a extinção da obrigação e não a 23 de Junho de 1744 como afirma o padre Caldas no seu "Guimarães, Apontamentos, etc., vol 1, pág. 297 e seguintes, reportando-se ao testemunho de frei Francisco Xavier autor do manuscrito "Tratado Histórico" dos priores que hão sido do Real Mosteiro da Costa, etc.
1864 — Foi arrematada por 1:500$000 réis a 4ª empreitada da estrada de Santo Tirso a esta cidade.
1864 — Alvará em que el-rei D. Luís declara-se protector do asilo de Santa Estefânia amor de Deus e do Próximo para a infância desvalida desta cidade, o qual foi publicado no "diário de Lisboa" de 6 de Outubro deste ano.
1881 — Quarta-feira. - Sai procissão de penitência da Costa, com a imagem do Bom Jesus, ad petendam pluviam. (.3ª vez)
1883 — Nos trabalhos da construção do caminho-de-ferro e na estação do Cavalinho, ficou hoje de tarde debaixo de uma pedra um dos trabalhadores naquela secção. É a 2ª. vítima de desastres naquele local, dado o caso, que não morre ainda uma 3.ª que se achava em perigo de vida no hospital geral.
1890 — Grande festa a S. Roque da Serra promovida por Bento de Araújo Nobre e José Teixeira de Carvalho, industriais de curtumes.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home