Efemérides vimaranenses: 17 de Agosto
Igreja de S. Miguel do Castelo
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1715 — É esta a data de um Breve de Clemente XI aprovando o Instituto das Capuchinhas de Guimarães o qual foi conseguido pelo Arcebispo D. Rodrigo de Moura Teles, tendo ficado sem execução a Bula de 21 de Junho de 1693.
1755 — A folhas 33 do livro de admissão dos irmãos da Irmandade do Senhor da Agonia, sita na igreja da Real Colegiada, está o seguinte:"Aos 17 dias do mês de Agosto de 1755 anos se fez uma procissão de preces com as sagradas Imagens de Nossa Senhora da Oliveira e Senhor da Agonia, não só pelas ruas costumadas desta freguesia, mas também pela rua de S. Domingos, Travessa e Rua Nova das Oliveiras, recolhendo-se pela Rua Nova do Muro, para que o mesmo Senhor e Senhora usassem da sua Misericórdia livrando este povo das continuas doenças da febre que tanto o afligiam".
1800 — Expondo o provedor da Misericórdia à mesa "que era necessário prover-se o hospital de outros cirurgiões mais velhos e mais experimentados do que os que estavam servindo, nomearam a José António Varela e a João Rodrigo Borges da Cunha, com o fundamento de terem mais experiência para aplicarem os remédios específicos às doenças dos enfermos".
1826 — Às 11 horas da noite houve grande barulho no Campo da Feira, causada por alguns realistas que deram algumas lapadas em alguns constitucionais que estavam a cantar o hino constitucional, dispersando alguns que não tardaram em chamar a guarda que acudiu logo com alguns constitucionais armados fazendo logo desaparecer tudo, ficando somente o porteiro do Cabido com uma perna quebrada na ocasião em que ia a fugir. PL
1864 — Foi arrematada por 1:500$000 réis a 4ª empreitada da estrada de Santo Tirso a esta cidade.
1864 — Alvará em que el-rei D. Luís declara-se protector do asilo de Santa Estefânia amor de Deus e do Próximo para a infância desvalida desta cidade, o qual foi publicado no "diário de Lisboa" de 6 de Outubro deste ano.
1874 — Dá-se princípio à restauração da igreja de S. Miguel do Castelo por iniciativa particular, sob a direcção do dr. Francisco Martins Sarmento.
1901 — Saiu o nº 1 do jornal, semanário, ao Sábado, "Jornal de Guimarães", noticioso, literário, agrícola e comercial, órgão dos interesses locais, sendo seu proprietário Arnaldo Bezerra do Rego Mello e Lima e editor responsável Francisco Alves da Silva. Em 10-V-1902 passou a ser órgão do Centro Nacional.
1908 — Às 11 horas da manhã deu entrada na Colegiada a imagem de Nª Sª da Lapinha, em procissão de penitência ad petendam pluviam (havia mais de 2 meses que não chovia), saindo às 22 horas da tarde para a sua capela.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home