Efemérides vimaranenses: 13 de Agosto
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1628 — Estêvão Machado de Miranda é eleito capitão duma das companhias de Guimarães.
1737 — Reúne a real irmandade de Nossa Senhora da Oliveira para tomar conhecimento da ordem que o D. Prior, D. João de Sousa, havia dado, em que proibia a saída de Nossa Senhora na procissão da sua festa, sob pena de excomunhão aos seus súbditos que a acompanhassem e que consentissem em tirá-la do seu trono. A irmandade delibera que os mesários Gaspar Leite de Azevedo, da casa do Carmo, e Francisco Filipe de Sousa, da de Vila Pouca, vão protestar perante o dr. Vigário geral, como loco-tenente do D. Prior, e perante o Cabido, contra tal proibição, por alterar os seus estatutos e o antigo costume de fazer-se a procissão com a dita Senhora pelas ruas da vila de que era padroeira, e no caso de não serem atendidos, se suspendesse a festa até resolução de S. Majestade para quem a irmandade recorreria como seu protector.
1796 — Tendo os fabricantes e contratadores de toucas, talagarças e panos de linho, desta vila, termo e comarca, representado que além das suas fábricas em que laboravam os ditos géneros tinham muitos mais teares dispersos para a dita manufactura, a quem protegiam com os fiados, que nas suas próprias casas lhe pesavam e recebiam e do mesmo modo as teias fabricadas, medindo-as pelas suas varas que tinham aferidas, não obstante isto os almotacés e corregedor na chancelaria que fazia anual condenava aqueles homens e mulheres que laboravam os ditos géneros por não terem vara e pesos aferidos, etc; obtiveram provisão com esta data isentando de almotaçaria e chancelaria os fabricantes que trabalhassem por sua conta.
1828 — Chegou o Visconde de Azenha, Martinho de Morais Correia de Castro, que havia emigrado para a Espanha em 1826. PL
1831 — O Conde de Basto escreve, do palácio de Queluz, duas cartas ao Visconde de Azenha, Martinho, e à viscondessa, para representarem El-rei D. Miguel e a infanta D. Maria de Assunção, padrinhos do filho ou filhas dos viscondes do mesmo título (filho, Bernardo, e nora) no baptismo que se fizesse.
1890 — Os artistas de diversas classes, em número superior a 500, enviam uma mensagem de agradecimento aos ministros da fazenda e da justiça, João Franco e Lopo Vaz, pelo restabelecimento da Colegiada. A Junta de Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira e a Associação Artística fizeram o mesmo.
1890 — É apresentada na Câmara dos Deputados o projecto de lei, apresentado em 22-V-1890 com um aditamento concedendo à irmandade de Santo António o altar lateral e ante sacristia, concedendo a Câmara Municipal o Convento de Santa Rosa de Lima e suas dependências.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home