Efemérides vimaranenses: 15 de Agosto
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1372 — Carta, dada em Braga, pela qual El-rei mandou entregar a D. João Afonso, Conde de Barcelos, em pagamento da sua quantia de 50 lanças com que havia de servir, as seguintes terras no julgado de Guimarães :" erra de Gominhães, terra de Silvares, terra de Ogilde, terra de Sagade, terra de São Martinho do Conde, terra Davençãao e Monteira, terra de Nespereira, item o Miradoiro" além de terras fora do julgado de Guimarães.- Vimaranis M.H., doc. 333, fl.416.
1707 — Nasce na freguesia de Nossa Senhora da Oliveira frei Bernardo de Santa Rosa, religioso dominicano, doutor em teologia, etc. Escritor muito distinto, autor de diferentes obras, entre as quais o "Teatro do mundo visível" que foi editado por seu irmão José Soares da -Fonseca Cardote, reitor da freguesia de S. Martinho de Sande.
1708 — Toma posse do D. Priorado de Guimarães, D. João de Sousa, filho de D. Francisco de Sousa, capitão da guarda alemã, e de D. Helena de Portugal.
1794 — O provedor da Misericórdia, Tomás do Couto e Silva, cónego arcediago de Vila Cova, propôs à mesa:" que na travessa ou viela da Arrochela se andavam renovando as casas em toda a extensão da dita viela ou travessa, as quais faziam frente para o Toural, e no sítio onde estava o muro da vila, porém como as ditas casas, que se pretendem fazer, sobem segundo o risco, e o que se vê em algumas muito acima das antigas casas e muro, e sem dúvida ser prejudicial às enfermarias deste hospital, não só por ficarem escuras, mas por lhe tolher o ar ambiente e novo, que entrava nas mesmas enfermarias, que ficando faltas do dito ar pela altura a que querem conduzir as ditas obras é de recear se siga um epidemia nas ditas enfermarias, do que resulta dano universal a toda a vila, além do prejuízo certo, que se ficará sentindo no dificultoso curativo dos mesmos doentes em umas enfermarias escuras e faltas de ar; o que ouvido por todos os Mesários que se achavam presentes, uniformemente assentaram e votaram que este caso era digno de toda a ponderação, e pedia a mais pronta providência, e que para isto fossem convocados os médicos desta vila para deliberarem sobre este caso e verem se com efeito se seguirá o dano, que se teme, às ditas enfermarias com as sobreditas obras, e logo sendo chamados o dr. Sebastião Navarro de Andrade, o dr. João Rodrigo Cordeiro, o dr. José António de Freitas, o dr. Miguel Ribeiro e o dr. Francisco Teixeira, todos acordaram que o dito caso era digno de uma infalível providência, e que o prejuízo era certo, não só aos doentes do hospital, mas que do mesmo modo se podia originar uma epidemia transcendente a toda esta vila; à vista do que logo toda a mesa resolveu se requeresse a Sua Majestade (visto que nesta causa interessava o bem público) para a mesma Senhoria dar as prontas providências de que se precisavam, e que no entanto se requeresse embargo nas obras das sobreditas casas".
1828 — É o primeiro dia deste verão em que principia a sentir-se calor. PL
1852 — Faleceu na cidade do Porto o vimaranense Barão de S. Torcato, Plácido António de Abreu, cujo título lhe foi concedido por decreto de 22 de Outubro de 1851. Nasceu a 1 de Novembro de 1795 no lugar de Bugalhós, em Mascotelos.
1881 — A procissão de Nossa Senhora da Oliveira levou um coro de virgens, muitos anjinhos e uma força do destacamento de caçadores 9, aqui estacionado; o itinerário foi alterado seguindo pelo Toural, S. Francisco, Ruas de S. Dâmaso e Trás-O-Muro, estas duas embandeiradas.
1903 — Às 8 horas da noite, numa casa da Rua das Lamelas, antiga Rua Escura, inaugurou-se um gabinete de reporters, que teve curta existência; a fachada do prédio esteve iluminada, tocou uma banda de música e houve alguns foguetes.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home