Efemérides vimaranenses: 19 de Agosto
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1603 — Catarina Afonso e filha Maria, solteiras, do Outeirinho, de Golães, maiores, deram perdão a Jerónimo de Valadares e Pedro de Valadares, flhos do licenciado João de Valadares, por saberem que foram outros e não eles a causa da morte de sua filha e irmã, em Setembro de 1602, nesta vila.
1657 — Carta do Conde de Castelo Melhor, de Campo da Silva, solicitando da Câmara a recondução dos soldados das ordenanças que tinham fugido para tratar das suas fazendas, o que ele até agora tem dissimulado, Está registada na Câmara.
1707 — Ordem do governador das armas, de Valença, aos capitães-mores e juízes dos concelhos do terço do mestre de campo João de Queiroz Botelho, reconduzam logo à praça de Valença todos os soldados do dito terço que se achassem nas suas terras.
1846 — Chegou a esta vila o novo juiz de direito, Bernardo Leite. Vinha acompanhado pelo juiz substituto e mais empregados da justiça e alguns cavalheiros que o tinham ido esperar. Foi para casa de José Fortunato onde esteve hospedado por alguns dias. PL
1868 — Despacho por decreto aprovando os estatutos da Irmandade de Santo Homem Bom.
1868 — A Câmara representa, pedindo mudança da directriz do lanço da estrada da Madalena
1890 — O Club Comercial envia uma mensagem de agradecimento ao ministro da fazenda, João Franco, e outra ao ministro da justiça, Lopo Vaz, pela reorganização da Colegiada.
1891 — Retira às 4 horas da tarde para Vila Nova de Famalicão, sendo até aí acompanhado em grande número de trens por todos os funcionários do foro e outras pessoas, o dr. Eduardo da silva Carvalho que aqui acabava de exercer o lugar de delegado do procurador régio, o qual serviu cerca de 4 anos a contento de todos e ora fora despachado, por distinção, juiz d'Angra do Heroísmo.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home