Efemérides vimaranenses: 18 de Agosto
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1536 — Provisão régia, dada em Évora, pelo desembargador, mandando pagar ao corregedor João Jorge pela tomada de contas, de alguns anos, à Câmara.
1570 — Os representantes de 52 freguesias do termo (um de cada uma ) nomearam 4 procuradores, de entre eles, para que procurem todo seu direito, principalmente a causa e negócio que ora queriam mover e requerer a El-rei e todas suas justiças que não seriam obrigados os moradores do termo desta vila a inscreverem seus gados por lei que inscrever os manda não haver lugar e eles por estarem apartados da raia da Galiza por mais de 12 léguas, nem os obrigarem por outras posturas feitas na Câmara desta vila. Em 5 de Outubro de 1570 os representantes de mais 29 freguesias do termo, nomeiam aqueles 4 procuradores supra, para tratarem o mesmo.
1606 — No mosteiro de S. Francisco, no taburno da confraria de S. Francisco que é da invocação de Nossa Senhora do Ó e do bem-aventurado São Torcato e Santo André, a confraria de Nossa Senhora do Ó fez um prazo, etc.
1670 — Às 5 horas da tarde faleceu o cónego prebendado Cristóvão Ferraz dos Guimarães, comissário do Santo Ofício, o qual havia sido capitão dos privilegiados das Tábuas Vermelhas ou de Nossa Senhora da Oliveira. Sucedeu-lhe na conesia seu sobrinho João dos Guimarães Ferraz.
1846 — De madrugada saiu alguma polícia desta vila para prender, ou fazer que queria prender alguns dos imensos ladrões que a toda a hora saíam a roubar os passageiros, muito principalmente abaixo da Pisca, aonde constantemente tinham roubado várias pessoas a toda a hora do dia. O mesmo acontecia em diferentes sítios nos arrabaldes da vila, não havendo exemplo de tantos e tão frequentes roubos. PL
1890 — Os bombeiros municipais dirigem uma mensagem de agradecimento aos ministros da fazenda e da justiça, Franco e Lopo Vaz, pela reorganização da Colegiada.
1891 — Terça-feira. - Às 6 horas da manhã, a casa de um fogueteiro, que também exercia a profissão de espingardeiro, foi um caçador para lhe compor uma espingarda, prevenindo-o que estava carregada; o espingardeiro procedendo ao conserto, a arma disparou-se, e as buchas, indo cair sobre uma pólvora que estava próxima, incendiaram-na, havendo explosão, ficando horrivelmente queimado o fogueteiro, um filho, que no dia 20 já era falecido, e uma pequenita, que acompanhava o caçador, gravemente ferida.
1901 — Saiu em procissão de penitência, por causa da estiagem, o Santíssimo Coração de Jesus, de S. Domingos.
1935 — Devido a agressão violenta, faleceu, no lugar do Castanheiro, o tanoeiro aí residente, José Gomes dos Santos. O povo acusou a mulher do falecido de autora da morte do marido e os cunhados dele de serem os assassinos.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home