Efemérides vimaranenses: 19 de Agosto
Antigo peso de pedra, utilizado para pesar linho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1605 — Nos paços reais, em Lisboa, estando aí reunidos o Bispo do Funchal, em nome e por comissão do Arcebispo de Braga, o Bispo de Fez, o dr. Sebastião Gomes de Figueiredo, administrador da jurisdição de Tomar, e o licenciado João Rodrigues Mogo, visitador geral do Arcebispo de Braga, todos três examinadores sinodais do dito arcebispado, para o exame e confirmação de D. Pedro de Castilho, vice-rei de Portugal, inquisidor geral do Santo Ofício, na dignidade do D. Priorado de Guimarães, antes de principiar o dito exame, o D. Prior, em seu nome e no do dito Priorado, protestou contra tal exame e colação, por o Priorado ser benefício simples e sem cura de almas, cujos actos aceitava enquanto se não averiguasse o contrário, em razão do Arcebispo o não querer colar de outra forma, com cuja demora muito perdia a jurisdição da Colegiada.
1606 — Sentença da Relação do Porto negando provimento ao agravo dos mercadores de linho contra a Câmara que apregoara um acórdão sobre o peso do linho de Coimbra que se não vendesse a mais de 500 réis, pois não podia ter preço certo e já se dera sentido na Relação do Porto e agora novamente a Câmara punha este. Este foi posto com os da governança por o povo se queixar de que eles vendiam o linho a 700 réis, eles puseram aquela taxa para o de Coimbra e 400 réis para o das outras terras, por cada pedra de linho.
1648 — Alvará a requerimento dos moradores da Confraria de S. João Baptista, erecta no Convento de S. Francisco, mandando que as festas da Câmara acompanhem a procissão do mesmo santo, com declaração que não haja touros. Antes iam, mas agora somente iam à porta da igreja e não acompanhavam a procissão e não corriam touros por descuido.
1868 — A Câmara representa, pedindo mudança da directriz do lanço da estrada da Madalena
1890 — Foi neste dia decretada a anexação civil e eclesiástica da freguesia de Santa Eulália de Pentieiros à de S. Cipriano de Taboadelo. O decreto está publicado no Diário do Governo nº 213 de 19 de Setembro de 1890.
1890 — Chega em um carro e acompanhado de 7 polícias, com procedência de Braga, o famigerado larápio "Papa Açúcar", Bernardo José Diniz, solteiro, de 27 anos, natural de Joane, que dá imediatamente entrada na cadeia, em frente da qual se reuniu bastante povo para ver. Como não havia força militar, o administrador do concelho mandou guardar a cadeia por 4 cabos de polícia da freguesia de Nª Sª da Oliveira, convenientemente armados. Havia sido [preso] pela polícia de Braga, às 10 horas da noite, do dia 17, na casa da "Bicha Brava", sua amásia, em Sande, levando-o para a cadeia de Braga e de lá para aqui.
1893 — Decreto concedendo provisoriamente à Colegiada o edifício do extinto Convento de Santa Clara e suas dependências para nele se estabelecer exclusivamente o seminário de Nossa Senhora da Oliveira, podendo para isso fazerem-se as obras necessárias, devendo serem pagas pela importância em depósitos dos rendimentos acumulados que eram privativos do D. Prior, o qual foi publicado a 24 deste nº 18 do Diário do Governo.
1901 — Por causa da estiagem, saiu em procissão de penitência S. Sebastião, de S. Dâmaso.
1933 — É concluída a estrada da Penha à Lapinha.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home