Efemérides vimaranenses: 25 de Agosto
D. Duarte
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1434 — Carta de el-Rei D. Duarte, dada em Évora de Alcobaça, confirmando a João Esteves, escudeiro do Duque de Bragança e Conde de Barcelos, a carta de El-rei D. João I, dada em Santarém a 5-V-
1463 — El-rei D. Afonso V faz doação a D. Fernando, conde de Guimarães e a seus sucessores de todas as rendas, foros e tributos reguengos, herdades e casas que lhe pertencessem e à Coroa, na vila de Guimarães e seus termos, reservando somente para si a sisa que se lhe pagava de dez, do castelo de Guimarães, seus direitos, jurisdição e pertenças. O conde só principiaria a gozar desta doação por morte ou cedência do duque seu pai, a quem o mesmo rei tinha feito doação vitalícia.
1592 — Isabel Gonçalves, mulher não casada, moradora no Rio de Couros, presa na cadeia da correição, da procuração na nota do tabelião João Bertoles, para a demanda que lhe movia Heitor de Meira, escrivão em Guimarães, e seus irmãos, sobre a morte de Domingos de Meira, que corria no juízo do corregedor desta comarca.
1823 — Corrida de touros no terreiro do Campo da Feira em honra do visconde de Azenha Martinho Correia, pela sua chegada a esta vila no dia 16, continuando nos dias 27 e
1872 — Inauguração da Associação de Socorros Mútuos Vimaranense. Os seus primeiros estatutos tiveram aprovação em 5 deste mês e ano.
1907 — Domingo.- A Associação de Classe do Empregados do Comércio festejou a data em que principiou a vigorar o descanso semanal; duas bandas de música, sessão solene em que foram inaugurados os retratos de João Franco e do Dr. Carlos Lopes, lauto jantar e iluminação.
1910 — Ao meio dia, o dr. Alberto Pinheiro Torres fez conferência no salão do D. Priorado, estando presentes mui perto de 30 cavalheiros.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home